MBA em Finanças: por que fazer este curso?

Pra começar, você sabe o que é um MBA?

20/04/2022
MBA em Finanças: por que fazer este curso?

Pra começar, você sabe o que é um MBA? E qual diferença entre ele e um curso de especialização que não leva esse título?

Bom… MBA é a sigla de Master of Business Administration, que em tradução livre seria Mestre em Administração de Negócios.

Por essa definição, já se nota quem é o público desse tipo de curso: profissionais graduados na área de Ciências Sociais Aplicadas, como Administração, Ciências Contábeis e Economia.

Nada impede, no entanto, que profissionais de outras áreas façam um MBA, pois os conhecimentos adquiridos no curso são úteis para a administração, especialmente financeira, de qualquer empreendimento.

Logo, um profissional graduado em Engenharia Mecânica que tem um negócio próprio pode fazer um MBA para melhorar a administração da sua empresa ou mesmo entender melhor essa área para cobrar ações efetivas dos colaboradores que desempenham essa função.

 

E qual a diferença entre MBA e uma pós-graduação lato sensu?

Em teoria, os dois cursos concedem diplomas em nível de especialização. Ou seja, em termos acadêmicos, os títulos são equivalentes.

A diferença principal está na abordagem das disciplinas. 

Tomando como exemplo dois cursos na área de Finanças: um MBA em Finanças e uma pós-graduação em Contabilidade e Controladoria. 

Ambos terão conteúdos relacionados à administração financeira de empresas. Podem ter foco em instituições públicas ou privadas, ou, ainda, tratar dos dois segmentos simultaneamente. 

Porém, enquanto a pós-graduação aborda esses temas com base em teorias, o MBA  propõe mais atividades práticas, baseadas em estudos de caso. Obviamente, essas atividades se apoiam nas teorias, mas são desenvolvidas de modo a reproduzir situações do dia a dia desses profissionais.

 

E qual a melhor opção: MBA ou pós-graduação?

Não há melhor ou pior, neste caso. O que existem são perfis profissionais que se alinham mais com uma ou outra abordagem.

Enquanto o MBA é voltado para executivos e empresários que gerenciam desde organizações de pequeno porte até multinacionais, atuando diretamente na gestão financeira e contábil, bem como com controladoria e auditoria, a pós-graduação se destina a um público mais amplo, como profissionais mais generalistas, que acumulam outras funções nas empresas em que trabalham – seja como gestor do próprio negócio, seja como colaborador em uma empresa pública ou privada.

Assim, é possível afirmar que o MBA oferece uma formação mais específica para o mundo dos negócios, para profissionais que precisam de habilidades para elaboração de propostas atrativas, para o convencimento de clientes e para fechar acordos comerciais que sejam interessantes para todos os envolvidos.

 

O MBA em Finanças

Dentre tantos cursos dessa modalidade ofertados por universidades, um dos mais procurados é o MBA em Finanças. 

Pode ser apenas isso – MBA em Finanças –, ou vir associado a outro ramo da Administração: MBA em Finanças e Estatística, MBA em Finanças, Controladoria e Auditoria, MBA em Finanças Corporativas, entre outras opções.

Aí, cabe a quem está buscando um MBA nessa área analisar o que faz mais sentido para sua carreira naquele momento e, claro, o que é mais compatível com seu perfil pessoal e profissional. 

 

Por que fazer um MBA em Finanças?

Este curso qualifica o profissional para a gestão financeira de empresas de qualquer segmento, de todos os portes. 

Administrar as finanças de uma instituição com eficiência é essencial para mantê-la lucrativa – ou produtiva, no caso de órgãos públicos.

E é essa função de quem faz um MBA em Finanças: cuidar de todos os aspectos financeiros da organização, a fim de equilibrar a movimentação do caixa e evitar um colapso por falta de dinheiro ou mesmo de produtos ou mão de obra para atender os clientes. 

Assim, o diplomado em MBA em Finanças atua como um eixo central que se conecta a outras engrenagens da empresa para que ela se mantenha nos trilhos, melhorando a produtividade, aumentando a lucratividade e gerando satisfação para os clientes e colaboradores.

 

O MBA em Finanças da Unochapecó

A 8ª edição do MBA em Finanças da Unochapecó é mais uma oportunidade de qualificação para profissionais que atuam na gestão de empresas.

Por meio de disciplinas planejadas estrategicamente para acompanhar as tendências do mercado nesse segmento, o curso propõe o desenvolvimento de  habilidades e competências para identificar falhas e propor soluções a partir de situações vivenciadas no ambiente empresarial, bem como elaborar planejamento financeiro da organização para curto, médio e longo prazo e acompanhar o andamento das atividades a fim de garantir resultados positivos.

No mercado, há demanda por especialistas em Finanças em empresas de diferentes setores e tamanhos. Esse profissional pode atuar nas áreas de finanças, controladoria e planejamento. 

O curso é voltado para profissionais graduados na área de Ciências Sociais Aplicadas e em outras áreas do conhecimento, desde que atuem em atividades relacionadas à gestão empresarial e de negócios.

As inscrições para o MBA em Finanças da Unochapecó estão abertas. 

Para saber mais, acesse nosso site ou entre em contato conosco pelo WhatsApp.

comments powered by Disqus