Muitas possibilidades passam pela cabeça antes da decisão final de voltar à universidade. Saiba mais nesse post.

Quer voltar aos estudos? Veja algumas dicas!

05/05/2021
Por: Unochapecó
Depois de um tempo longe da universidade, a decisão de voltar aos estudos é sempre permeada por algumas dúvidas. Muitas possibilidades passam pela cabeça antes da decisão final. Saiba mais nesse post.

Depois de um tempo longe da universidade, a decisão de voltar aos estudos é sempre permeada por algumas dúvidas. Muitas possibilidades passam pela cabeça antes da decisão final.

Contudo, quem já concluiu a graduação ou até mesmo uma especialização há algum tempo, sabe da importância de voltar aos estudos para se manter atualizado na sua área de atuação e poder progredir profissionalmente.

Outro motivo que leva muitas pessoas a considerarem a possibilidade de retomar os estudos é a insatisfação com o segmento de mercado no qual estão inseridas e desejam se especializar em outra área, ainda que na mesma profissão. 

E há também quem queira voltar aos estudos ‘apenas’ por realização pessoal, porque gosta de estudar, se interessa por uma área específica e deseja obter mais conhecimento sobre o tema, se aprofundar mais no assunto.

 

Ponderar antes de decidir

 

Qualquer que seja o motivo que leve alguém a pensar em voltar aos estudos, um fator é comum em todas as situações: a adaptação à nova rotina. 

Se você trabalha e quer voltar a estudar, vai precisar encaixar o período das aulas e as horas de estudo no seu dia a dia. Isso vai exigir um pouco de persistência, pelo menos no início, para vencer o cansaço e, às vezes, até a preguiça.

Agora, se você pretende voltar para a universidade porque deseja se qualificar para uma nova área de atuação, essa adaptação vai demandar um esforço ainda maior, já que você não irá apenas se aprofundar em algo que já sabe, mas sim aprender novos conceitos.

E mesmo que sua decisão de voltar aos estudos não tenha nada a ver com carreira e profissão, a rotina também vai precisar de alguns ajustes. Afinal, você terá que abrir mão de alguma coisa ou reorganizar a agenda para estar disponível nos horários das aulas. 

Ainda assim, voltar aos estudos é uma opção que sempre deve ser considerada, porque conhecimento nunca é demais, e é muito bom estar preparado quando surge uma oportunidade ou ter a coragem de buscar qualificação para encarar um novo desafio ou realizar um sonho.

Pensando em dar aquele empurrãozinho que está faltando para que você dê o próximo passo em direção à retomada dos estudos, separamos algumas dicas que podem ser úteis antes da decisão e depois que já estiver frequentando as aulas.

 

Planejamento para voltar aos estudos

 

Essa palavra está em todas, não é mesmo?

A resposta é sim e a justificativa é bem simples: quando se planeja, tudo fica mais fácil, as chances de algo dar errado são muito menores e a probabilidade de resolver qualquer contratempo sem muito esforço é muito maior. 

Então, quando se trata de uma mudança significativa na rotina, como a decisão de voltar aos estudos, planejamento é essencial. E há vários itens para se planejar antes de entrar de cabeça.

 

Tempo 

 

A principal preocupação da maioria das pessoas que pretendem voltar a estudar é o tempo. 

Geralmente, quem quer se especializar ou buscar qualificação em outra área já está no mercado de trabalho e, assim, tem uma rotina bem justinha, com os minutos contados. 

Por isso, a primeira pergunta a se fazer é: eu vou ter tempo para estudar? 

E não basta ter horas disponíveis. É preciso um tempo de qualidade, durante o qual você consiga focar no que está estudando, seja durante a aula, seja nas leituras individuais ou nas discussões em grupo. 

Outra questão a se pensar é o quanto você está disposto a abrir mão de atividades que ocupam o tempo que será destinado aos estudos. Por exemplo, reduzir as idas à academia, os encontros com amigos ou os momentos com a família.

Claro que tudo isso continuará existindo, mas provavelmente com menos frequência, já que uma nova atividade passará a fazer parte da sua agenda. Mas é bom pensar nisso antes de qualquer decisão.

 

Dinheiro

 

Pois é… Voltar aos estudos, a não ser que seja uma instituição pública ou que você tenha algum tipo de bolsa de estudo, custa dinheiro. 

Então, depois de concluir que você dispõe de tempo para estudar, é hora de pensar se o seu bolso dispõe dos recursos financeiros necessários para bancar os estudos.

Para começar, analise seu orçamento e identifique quanto você pode investir na sua formação. Avalie também a possibilidade de obter algum incentivo monetário da sua empresa -- é de interesse da maioria das organizações que seus colaboradores busquem qualificação e, em muitos casos, o estímulo vem em forma de dinheiro. 

Se esse for o seu caso, aproveite e faça valer cada centavo investido.

Se isso não for uma opção para você e se o curso que você almeja fazer não cabe no seu orçamento, há mais uma opção antes de desistir…

Retome a análise dos seus rendimentos e das suas despesas. Veja se existe alguma possibilidade cortar algum gasto ou, ao menos, diminuir os custos com algum item da sua lista. 

Caso o cenário se mostre favorável, você já avançou no processo de decisão.

Mas fica o lembrete: não conte com orçamento que você não tem ou com o corte de despesas que não vai conseguir cumprir. Dificuldades financeiras são as principais responsáveis pela evasão em todos os níveis de ensino. 

E você não vai começar para desistir na metade. Certo?

 

Disciplina e motivação

 

Sim, ser disciplinado também é parte do planejamento, assim como ter muito claros os objetivos que se quer alcançar a partir da decisão de voltar aos estudos, ou seja, tudo que motiva você a encarar outra vez a sala de aula - física ou virtual.

Para que a volta aos estudos seja uma experiência positiva - e não um fardo - é necessário que outras atividades do dia a dia estejam organizadas, ou seja, é preciso ter disciplina para fazer o que tem que ser feito.

No horário de trabalho, trabalhe. No horário de estudo, estude. Na hora de lazer ou descanso, se divirta ou descanse. E para que isso funcione, disciplina é fundamental.

Uma forma de facilitar o cumprimento dos combinados que fazemos com nós mesmos é listar as atividades do dia e o tempo destinado a cada uma delas, e manter o foco, evitando distrações. 

E isso é simples de se conseguir? Jamais!

Por isso a importância de um planejamento que envolva aspectos relacionados à disponibilidade de tempo, à organização financeira e, principalmente, às motivações que levaram à decisão de voltar aos estudos. 

Se lá no começo do processo você identificou que teria tempo, fez as contas e percebeu que conseguiria pagar e definiu quais os seus objetivos com essa retomada aos estudos, há chances muito promissoras de que você passe por esse período sem muitas turbulências.

Claro que, por mais que se planeje, sempre é possível nos depararmos com um imprevisto. Mas ainda assim, só o fato de ter um planejamento já resolve metade de qualquer problema. 

Precisa de ajuda para decidir voltar aos estudos? Chama a gente pra conversar. Vamos apresentar os cursos e modalidades disponíveis, bem como valores e formas de pagamento. 

Assim você consegue avaliar todas as possibilidades para se planejar e voltar aos estudos com a certeza de que tomou a melhor decisão. 

comments powered by Disqus