Conheça os modelos de ensino da pós na Uno

Saiba mais sobre as modalidades que oferecemos para quem quer começar uma pós na Uno

19/05/2021
Por: Unochapecó
Conheça os modelos de ensino da pós na Uno

Cursos a distância, aulas online, ‘call’ de estudos. Nos últimos meses, esses termos têm se tornado muito mais presentes no nosso dia a dia, mas já faz tempo que não são uma novidade. 

O ensino a distância deixou de ser uma tendência para se tornar realidade. Com certeza a pandemia acelerou as coisas, e chegamos um pouco mais rápido ao cenário atual. 

Por isso, agora, além dos cursos de pós-graduação presenciais, você pode fazer um curso de pós na Uno sem sair de casa.

Quer saber mais sobre as modalidades que oferecemos para quem quer começar uma pós na Uno

Vamos falar disso neste texto. Mas antes é importante você conhecer alguns ‘detalhes’ que vão facilitar a sua decisão na hora de escolher uma instituição para fazer um curso de pós-graduação.

 

De primeira à melhor

 

Não estamos no topo da lista das mais lembradas por acaso. Temos uma história consolidada na nossa área de atuação e o esforço é contínuo para dar conta de escrever os próximos capítulos à altura do que já foi feito até aqui.

Falar um pouco dessa trajetória, apesar de fugir um pouco do foco, que é apresentar os modelos de ensino da pós na Uno, é importante para contextualizar o caminho que percorremos nas últimas cinco décadas e como isso nos permite afirmar que estamos preparados para o futuro.

A pós na Uno é mais uma prova de que o sonho de trazer o ensino superior para o interior do estado valeu muito a pena. 

Isso é tão verdade, que é difícil imaginar como seria nossa região sem a contribuição da Unochapecó, assim como é praticamente impossível dissociar a história de Chapecó e dos municípios onde atuamos da nossa própria história.

Na década de 1970 éramos a primeira instituição de ensino superior no oeste de Santa Catarina. A implantação foi complicada, envolveu muitas pessoas, teve até quem torceu contra (sempre tem, não importa quão nobre seja a causa!).

Mas os idealizadores não desistiram, e todo o esforço de 50 anos atrás ainda serve de estímulo para nos manter onde estamos há muitos anos: entre as principais  universidades de Santa Catarina e entre as melhores do País. 

E isso explica a importância de resgatar esse passado para falar da pós na Uno

Se alcançamos nota máxima na avaliação do MEC, se somos a marca mais lembrada da região nesse segmento, se pessoas vêm de todos os lugares para estudar aqui, se atraímos excelentes professores e pesquisadores para contribuir com a nossa missão, é porque fazemos bem o que nos propomos a fazer.

E a pós na Uno é uma das coisas que já fazemos há bastante tempo e que estamos adaptando à nova realidade com o mesmo comprometimento e a mesma qualidade que entregamos aos nossos estudantes desde o primeiro curso ofertado (lá nos anos 1970, lembra?). 

Então, o que já era bom, ganha novas possibilidades, para se tornar uma opção viável para um número maior de pessoas, que precisam - ou querem - se especializar e tem dificuldade em incluir um curso de pós-graduação na rotina.

 

Cursos de pós na Unochapecó

 

Alinhados ao nosso compromisso de contribuir para o desenvolvimento regional, os cursos de pós na Uno são pensados para atender as demandas do mercado de trabalho, melhorando a qualificação profissional e agregando valor às atividades que movimentam a economia local.

Assim, as pessoas que fazem uma especialização aqui, ampliam seus conhecimentos na área de atuação e, por meio de pesquisas e compartilhamento de ideias, são capazes de propor soluções inovadoras para diferentes necessidades do mercado.

Dos cursos de pós na Uno já saíram inúmeros produtos e serviços que mudaram a realidade de empresas, de pessoas e de comunidades inteiras. 

E nosso objetivo é continuar fomentando a produção e a disseminação do conhecimento, a partir da associação das habilidades cognitivas de estudantes e professores às possibilidades tecnológicas que surgem dia após dia.

Em outras palavras, nosso papel é tornar a formação continuada acessível ao maior número possível de pessoas, para continuar alimentando o ciclo produtivo e multiplicando os resultados que já obtivemos até aqui. 

Uma das ações que nos aproxima desse objetivo é a oferta de cursos de pós-graduação que podem ser realizados a partir de tablets e smartphones - ou mesmo no conforto do home office. 

 

Qual a diferença entre o presencial e o digital?

 

Unicamente, a forma de entregar o conteúdo para os estudantes.

Enquanto os alunos das turmas presenciais vêm até a Unochapecó em dias e horários previamente estabelecidos para assistir às aulas, os estudantes que optam pelo modelo digital acessam as videoaulas por meio da plataforma de aprendizagem virtual.

É por meio da plataforma também que recebem os materiais de apoio, tiram dúvidas com os professores, entregam as atividades propostas nas aulas e interagem com os colegas.

Ou seja, transferimos toda a nossa experiência em cursos de pós-graduação presenciais da sala de aula física para o ambiente digital, e garantimos a entrega de um curso com a mesma qualidade para todas as turmas.

 

Plataforma de Aprendizagem Virtual

 

A plataforma disponibilizada aos estudantes de pós na Uno dispõe de todos os recursos necessários para uma experiência de aprendizado completa.

Além de assistir às videoaulas, acessar os materiais de apoio e conversar com os professores, os alunos podem entrar em fóruns de discussão sobre temas relacionados à área de formação. 

Bem como, a plataforma traz a possibilidade de compartilhar conhecimentos que podem contribuir para melhorar o desempenho profissional e ampliar a rede de contatos.

 

Dúvidas na hora de decidir?

 

Apesar de estarem se tornando cada vez mais comuns, os cursos de pós-graduação a distância ainda despertam algumas dúvidas. 

Isso porque, muitas instituições não se preocupam com a qualidade do conteúdo que entregam, o que acaba frustrando as expectativas dos estudantes. 

Por isso, fizemos questão de lembrar das nossas origens e falar um pouco da nossa história de comprometimento com as pessoas e com a região em que atuamos, bem como do nosso compromisso em manter o reconhecimento que já conquistamos, fazendo bem feito o que nos propomos a fazer.

Mas, se ainda assim algumas das suas perguntas sobre cursos de pós na Uno ficaram sem respostas, é só entrar em contato conosco. 

comments powered by Disqus