TCC na pós-graduação: preciso me preocupar?

TCC não é obrigatório na maioria dos cursos de especialização!

09/03/2022
Por: Unochapecó
TCC na pós-graduação: preciso me preocupar?

Se o único motivo pelo qual você está adiando o início de uma pós-graduação é a preocupação com o TCC, isso acaba aqui. 

Neste texto vamos trazer todas as informações que precisa saber sobre o TCC na pós-graduação

Pra começar: não, o TCC não é obrigatório na maioria dos cursos de especialização!

Vem saber mais…

 

O que é o TCC?

Antes de começarmos, vamos a uma explicação rápida sobre o assunto. Até porque, se você pensa em fazer pós-graduação já deve ter passado pela graduação e, dessa forma, já sabe minimamente do que se trata.

O Trabalho de Conclusão de Curso, mais conhecido como TCC, nada mais é que um estudo elaborado realizado nos últimos semestres da graduação. 

Por meio dele, são testadas algumas habilidades desenvolvidas ao longo do curso, bem como conhecimentos teóricos e práticos sobre um tema específico pelo qual o aluno se interesse e no qual queira se aprofundar.

O TCC geralmente é um dos requisitos para aprovação do estudante na graduação. Ou seja, ao longo do curso há diversas avaliações em cada uma das disciplinas e, ao final do curso, o aluno deve elaborar este trabalho de pesquisa que irá reunir os principais conceitos da profissão – ou de uma área dentro da profissão.

A elaboração de um TCC envolve um estudo bibliográfico, visando comparar a visão de diferentes autores sobre um tema pré-definido, e que geralmente é complementado por uma pesquisa documental ou de campo para tecer um contraponto entre a teoria e um recorte da realidade – também chamado de amostra da pesquisa ou objeto de estudo.

 

Por que o TCC causa tanto medo?

Porque não alcançar a nota mínima, tanto na elaboração do trabalho quanto na defesa dos argumentos perante à banca de avaliação, pode levar o aluno à reprovação na disciplina, impedindo-o de obter o título da graduação (licenciado, bacharel ou tecnólogo) e levando-o de volta à sala de aula por, no mínimo, mais um semestre.

Então é isso! O que assusta na verdade nem é o TCC em si, mas os efeitos que uma pesquisa abaixo das expectativas pode ter no planejamento pessoal e profissional do estudante.

Contudo, atualmente, nem todos os cursos de graduação exigem que o TCC seja uma pesquisa ampla, que esgote o assunto. Muitas instituições já adotaram o artigo como trabalho final. 

Menos extenso, algo entre 15 e 20 páginas, tratando de um tema bem delimitado, um estudo de caso ou um objeto de pesquisa muito específico, o artigo cumpre o papel de iniciar o estudante no mundo da pesquisa científica (sem causar grandes traumas) e deixa aberta a possibilidade de ampliar o estudo ou desenvolver novas pesquisas em outras oportunidades.

 

Quem faz pós-graduação precisa fazer TCC?

Pela probabilidade de ter sido uma experiência traumática na graduação, não são raros os casos de pessoas que afirmam adiar os planos de fazer uma pós por medo de enfrentar as mesmas dificuldades na hora do trabalho de conclusão.

A boa notícia, para essas pessoas, é que o nos cursos de pós-graduação lato sensu, ou seja, em nível de especialização, há pouquíssimas chances de que o trabalho final siga os moldes do TCC

Sim, há exceções. Mas não é a regra!

Os cursos de pós-graduação lato sensu são mais práticos, voltados para as demandas do mercado de trabalho. Logo, priorizam a experiência, deixando a teoria em segundo plano.

Mas não entenda mal… Priorizar uma coisa não significa excluir a outra – é importante que teoria e prática andem juntas, equilibradas, para que o profissional desenvolva diferentes habilidades. 

Assim, em sala de aula a ênfase é na teoria, enquanto que as atividades complementares abrem espaço para a prática, a vivência profissional e a troca de experiências. 

Isso explica porque muitas disciplinas de cursos de especialização incluem seminários, fóruns, estudos de casos, pois essas atividades permitem o diálogo entre a teoria e a prática, qualificando a formação profissional.

 

Outros formatos de TCC na pós-graduação

Ainda que não siga os moldes do TCC da graduação, há cursos de especialização que exigem, sim, um trabalho final, a fim de validar alguns aspectos do aprendizado e medir os avanços de cada estudante.

Nesses casos, a exemplo de alguns cursos de graduação que já adotaram outros modelos de TCC, os cursos de pós-graduação lato sensu estabelecem a elaboração de um artigo sobre um tema debatido em aula ou de um relato de experiência, como se o aluno descrevesse a aplicação dos conceitos estudados no seu contexto profissional.

Ou seja, nada muito diferente que os demais trabalhos desenvolvidos durante a especialização como requisito para aprovação nas disciplinas.

Além disso, esse trabalho final geralmente não tem o caráter eliminatório atribuído ao TCC na graduação. Isso quer dizer que a aprovação no curso não depende, exclusivamente, da nota obtida no trabalho final, qualquer que seja sua natureza.

Trata-se apenas de mais uma avaliação que será somada às demais para estabelecer o nível de desempenho do aluno ao longo do curso.

 

O TCC na pós-graduação stricto sensu

Na pós-graduação stricto sensu – mestrado e doutorado – o desenvolvimento de uma pesquisa é praticamente a essência do curso. No entanto, o nome muda para dissertação e tese, respectivamente, pois não se trata de um trabalho desenvolvido ao final do curso, mas ao longo da qualificação.

Isso porque, ao ingressar em cursos de mestrado e doutorado, o estudante geralmente já tem definida sua linha de pesquisa e, em boa parte dos casos, já sabe até a que tema irá se dedicar.

Ou seja, nessa modalidade de pós-graduação, a lógica é completamente diferente, já que esses cursos visam à formação docente e/ou de pesquisadores e cientistas.

Logo, o desenvolvimento de projetos de pesquisa é essencial para a obtenção do título de mestre ou doutor e também para embasar os futuros estudos ao longo da carreira acadêmica e profissional.

 

Faça pós sem medo do TCC

Entendeu porque não deve mais adiar o início de uma especialização apenas por conta do TCC?

Ainda que não seja um monstro de sete cabeças, o trabalho de conclusão de curso atormenta alguns estudantes na graduação.

Mas, nos cursos de especialização não há motivos para se preocupar.

Faça pós na Uno e abra novos caminhos para o seu futuro.

comments powered by Disqus