Ceom desenvolve audiovisual para divulgar as atividades arqueológicas da região

Cultura

As crianças compreendem mais fácil quando o assunto é tratado de forma lúdica. É por isso que um audiovisual foi a ferramenta escolhida para divulgar dados do estudo 'Vestígios de um passado presente: pesquisa e valorização do patrimônio arqueológico do Oeste e Extremo-Oeste catarinense'. O projeto foi aprovado no Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2017 e é desenvolvido pela equipe do Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (Ceom/Unochapecó). O trabalho prevê atividades a campo e em laboratório, além da difusão dos resultados para diferentes públicos, como o infantil.

A elaboração do material audiovisual contou com a parceria de alunos e professores do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) - Campus Chapecó. Para o professor do IFSC e responsável pela produção, Gerson Witte, o objetivo principal é atingir um público-alvo que cresceu assistindo animações e se identifica com esta linguagem artística. "Também é um desafio como artista produzir um material diferenciado, para ajudar na divulgação do patrimônio cultural catarinense de forma inédita".

Ao longo dos anos, o Ceom já produziu diversos materiais para informar ao público sobre suas produções científicas, mas esse é o primeiro no formato audiovisual. De acordo com a coordenadora do Centro, professora Mirian Carbonera, essa produção tem o objetivo de despertar a atenção das crianças sobre a importância do patrimônio arqueológico regional. "Ele contribui para conhecermos o passado e despertar a sensibilidade para sua preservação”, finaliza.

Animação

O vídeo é uma sequência da revista em quadrinhos 'As pistas que revelam o passado: uma aventura arqueológica', lançada em 2016. A história se passa com Mateus, um menino da cidade ligado em tecnologia, mas com pouca experiência com a vida no campo, e sua prima Júlia, uma menina alegre e com muita energia, que adora a vida livre no sítio. Juntos com a arqueóloga, eles vão apresentar o que é Arqueologia e responder algumas das principais dúvidas e mitos sobre o assunto.

Na produção será contado um pouco da história dos habitantes pré-históricos da região, seu modo de vida e a importância para o patrimônio cultural brasileiro. O pré-lançamento do audiovisual aconteceu na semana passada, durante a 12ª Primavera dos Museus. Agora, o vídeo será entregue em DVD para as escolas e também será disponibilizado no site do Ceom.

*Com informações do Ceom

Arqueologia