Ceom lança exposição de longa duração sobre a história do Oeste

Cultura

Há milhares de anos, a região Oeste de Santa Catarina era habitada por povos pré-coloniais. O modo como eles viviam e os artefatos que produziam ainda são desconhecidos pela maior parte dos moradores do oeste.

Pensando nisso, o Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (Ceom/Unochapecó) inaugurou nesta quarta-feira (20), a exposição interativa de longa duração “Como era antes? O Patrimônio Arqueológico pré­-colonial do oeste catarinense”. A exibição faz parte das comemorações da 13ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram/Minc.

uno

A mostra faz parte do projeto “Comunicação do patrimônio arqueológico pré­-colonial do Oeste catarinense”, aprovado pelo edital 07/2012 do Prêmio “Modernização de Museus”. Um dos resultados foi a realização de oficinas de educação patrimonial para professores e estudantes do ensino médio e fundamental de Chapecó e região. Este foi o primeiro contato dos professores com a temática abordada na exposição. Foi elaborado, ainda, um material de apoio didático sobre o período pré-colonial da região, impresso também em braile, para que os professores pudessem abordar o assunto em sala de aula.

Os objetos expostos são exemplares da cultura material produzida pelos primeiros habitantes que ocuparam o Oeste catarinense. São peças com 9.000 a 500 anos, adquiridas em escavações arqueológicas e por meio de doações de moradores da região. Os sítios arqueológicos mais conhecidos estão às margens do rio Uruguai, lugar que foi muito importante para o desenvolvimento dos grupos pré-históricos.

Como na pré-historia

A exibição contará com espaços interativos, organizados por meio de réplicas dos objetos arqueológicos, que poderão ser tocados e manuseados. Segundo a educadora patrimonial do Ceom, Cristiane Cecchin, esta exposição é importante para obter mais informações sobre os grupos da época pré-colonial, “O principal objetivo de todo este trabalho é conscientizar os visitantes sobre a preservação deste tipo de material, para que possamos pesquisar e trazer cada vez mais conhecimento sobre estes grupos", assegura.

uno

Na noite do lançamento, haverá palestra com a coordenadora do Ceom, Mirian Carbonera. Ela falará sobre dados levantados em pesquisas arqueológicas recentes, desenvolvidas pelo Ceom em parceria com outras instituições, acerca do oeste catarinense e da província de Misiones, Argentina. Serão lançadas cartilhas de apoio didático produzidas com base na mostra.

A exposição permanecerá aberta durante os próximos dois anos no Ceom, localizado no segundo piso do terminal rodoviário de Chapecó. A visitação acontece de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Visitas de escolas e interessados devem ser previamente agendadas pelo telefone (49) 3323 4779 ou pelo e­-mail ceom@unochapeco.edu.br.

Exposição
cultura