Como eram as aulas no início da colonização de Chapecó

Cultura

Todos sabem que o professor é um dos personagens principais na vida de qualquer pessoa, independente da profissão que ela exerça. Ele é a base para a formação de qualquer indivíduo e, no último sábado, o dia foi especialmente dedicado aos mestres. E pensando justamente em comemorar o Dia do Professor, o Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (Ceom) apresenta neste mês a coleção especial do professor Fernando Favaretto. A ação faz parte da programação dos 30 anos do Centro.

Fernando lecionou no Passo dos Índios, onde hoje é o centro de Chapecó, e na Colônia Cella durante o início do processo de colonização. A coleção do professor é formada por cadernos, livros, atas e cartas. Os materiais são datados dos anos 1920 e 1930 e apresentam registros de presença, cartas emitidas pelo professor, livros e cadernos de alguns estudantes da época. Os textos, exercícios de gramática e também de matemática presentes nos manuscritos fornecem subsídio para conhecer mais a respeito dos conteúdos escolares ministrados na época.

513513

Para quem deseja pesquisar sobre a história da educação no Oeste Catarinense, o Ceom tem sob sua guarda outras fontes históricas, como reportagens, fotografias e entrevistas que se referem às escolas da região, aos professores e estudantes.

30 anos de Ceom

Em 1986, a Fundação Universitária do Desenvolvimento do Oeste (Fundeste), mantenedora da Unochapecó, criou o projeto do Centro de Memória do Oeste Catarinense (Ceom), como forma de aliar o ensino, a pesquisa e a extensão, além de promover o conhecimento sobre a história local.

Configurada como uma das principais instituições de proteção, pesquisa e difusão do patrimônio histórico e arqueológico do estado, o Centro possui um acervo de 400 metros lineares de documentos, 700 representações cartográficas, 100 mil peças arqueológicas e mais de 30 mil imagens que contam a história de Chapecó e região.

Dia do professor
Ceom 30 anos