Minha Uno
Menu Busca

Unochapecó lança livro e exposição sobre o desenvolvimento de Chapecó

Cultura

Texto Andressa Pomagerski*

 

Neste mês, Chapecó completa 100 anos. E não existe momento melhor que esse para lembrarmos do caminho que nossos ancestrais trilharam para que a cidade se tornasse uma referência, não é mesmo? Para auxiliar nessa tarefa, o Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (Ceom) buscou uma forma de levar à comunidade alguns recortes da história do município.

Em um evento especialmente promovido para marcar a data, aconteceu o lançamento da exposição ‘Chapecó de Ontem e Hoje: imagens de uma trajetória centenária’. A mostra organizada pelo Ceom busca mostrar, através de fotografias, o desenvolvimento da cidade e as transformações ocorridas ao longo do tempo. O encontro aconteceu nesta terça-feira (08/08), no Salão de Atos da Unochapecó.

A noite também foi marcada pelo lançamento do livro ‘Chapecó: Cem Anos de histórias Plurais’. Segundo a coordenadora do Ceom e uma das organizadoras do livro, Mirian Carbonera, a obra foi uma produção coletiva. "Somos em quatro organizadores e convidamos vários pesquisadores com uma longa trajetória em trabalhos sobre a história da região e de Chapecó. O livro contém histórias plurais, divididas em 16 capítulos e com mais de 25 pesquisadores."

CeomA história da cidade não inicia em 1917, com a emancipação político-administrativa. Mirian relata que, justamente por isso, foram selecionados alguns temas estratégicos, porque seria muito difícil falar de todos os momentos que compõem a nossa história. "A ideia é que esse livro seja o pontapé inicial para despertar novos trabalhos com outros olhares e reflexões", explica.

A ação faz parte do projeto elaborado pela Unochapecó para comemorar o centenário da cidade. Para a vice-reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão, Silvana Muraro Wildner, é um privilégio fazer parte desta história. "É um prazer muito grande termos o Ceom contribuindo para contar a história de Chapecó de tantas e tão bonitas formas."

De acordo com secretária da Cultura de Chapecó, Roselaine Barboza Vinhas, os recortes históricos apresentados revelam olhares diversificados a respeito da história do centenário. "É o primeiro momento de eclosão dessas narrativas, justamente em um momento muito significativo que é a comemoração do centenário. Esses registros tão maravilhosos que temos sobre esse século de Chapecó serve como base para projetar o nosso futuro."

Quem prestigiou o evento ficou encantado com a riqueza de detalhes e histórias contadas. Como é o caso da historiadora Valdirene Chitolina. "Para mim é uma alegria muito grande estar aqui e celebrar esse aniversário, justamente porque a minha área de trabalho também é história regional. O acervo apresentado é muito rico."  Ela revela ainda que tem um apreço muito grande por fotografia. Segundo ela, a imagem tem um poder muito grande e através dela é possível voltar ao passado, mesmo que seja de forma parcial, para conhecer outra época e a vida de muitas pessoas que construíram o nosso presente.

 

*Estagiária, sob orientação de Greici Audibert
COMPARTILHE
TAGS
Unochapeco
Livro
Historias plurais
Exposião
Ceom
Centenario

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image