Dia 27/07 – Dia Nacional de Combate aos Acidentes de Trabalho

25/07/2011

Dia Mundial do Trabalho

 

O próximo dia 27 de julho é o Dia Nacional de Combate aos Acidentes de Trabalho e para marcar a data, a CIPA e o Unovital prepararam um conteúdo de fundamental importância para os colaboradores da Unochapecó.

 

Leia o texto abaixo e saiba como prevenir acidentes de trabalho e ter uma vida mais saudável em nosso ambiente de trabalho.

 

Dia 27/07 – Dia Nacional de Combate aos Acidentes de Trabalho

 

O Brasil foi o primeiro país a ter um serviço obrigatório de segurança e medicina do trabalho em empresas com mais de 100 funcionários. Este passo foi dado no dia 27 de julho de 1972, por iniciativa do então ministro do trabalho Júlio Barata, que publicou as portarias 3.236 e 3.237, que regulamentavam a formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho e atualizando o artigo 164 da CLT. Por isto, a data foi escolhida para ser o dia nacional de prevenção de acidentes de trabalho.

Era um período de fragilidade no tocante à segurança dos trabalhadores no Brasil. O número de acidentes de trabalho era tamanho que começaram a surgir pressões exigindo políticas de prevenção, inclusive com ameaças do Banco Mundial de retirar empréstimos do país caso o quadro continuasse.

 

O que são acidentes de trabalho?

De acordo com o Decreto-Lei nº 99/2003, artigos 281 a 301, é acidente de trabalho o sinistro, entendido como acontecimento súbito e imprevisto, sofrido pelo trabalhador que se verifique no local e no tempo de trabalho. É aquele que ocorre durante o serviço, ou no trajeto entre a residência e o local de trabalho, provocando lesão corporal ou perturbação funcional e pode resultar em morte, perda ou redução da capacidade para o trabalho.

 

Quais são as causas habituais dos acidentes de trabalho?

As causas de um acidente podem ser naturais, por falta de medidas de proteção ou pelo uso inadequado dos equipamentos de segurança

Também, podem contribuir para o surgimento de acidentes de trabalho: a ingestão de bebidas alcoólicas, consumo de drogas e fadiga gerada pelo descanso insuficiente;

 

Como prevenir acidentes de trabalho?

As ações e medidas destinadas a evitar acidentes de trabalho dependem diretamente do tipo de atividade exercida, do ambiente de trabalho e das tecnologias e técnicas utilizadas. É importante também estar atento com as seguintes recomendações:

  • Faça com que o seu local de trabalho seja confortável;

  • Tenha cuidado e siga todas as regras de segurança na realização das atividades;

  • Organize seu local de trabalho, não deixe objetos fora dos seus lugares ou mal arrumados. Se tudo estiver no seu lugar, não precisa de improvisação e isso reduzirá os acidentes;

  • Saiba quais os riscos e cuidados que deve-se ter ao desenvolver suas atividades e quais as formas de proteção para reduzir esses riscos;

  • Participe sempre nas ações ou cursos de prevenção de acidentes que a instituição lhe proporcionar (ex: SIPAT, campanhas, ações diversas);

Prevenir, quer na perspectiva do trabalhador quer na do empregador, é a melhor forma de evitar que os acidentes aconteçam. Contribua com sugestões de palestras, seminários e ações sobre prevenção de acidentes, bem como, melhorias do ambiente de trabalho e qualidade de vida.

 

Fontes:

www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/acidentes/home.html

www.minsaude.pt/portal/conteudos/enciclopedia+da+saude/prevencao/AcidentesTrabalho.htm

comments powered by Disqus