Simulação de acidente na Unochapecó mostra riscos

23/02/2012
Por: Equipe CIPA

Campanha

Em 2011, no feriado de Carnaval, na jurisdição de Chapecó, foram registrados 137 acidentes de trânsito. Como forma de alertar e contribuir para que esse número não se repita, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Unochapecó, em parceria com o Corpo de Bombeiros, realizou simulação de acidente. A atividade, que teve como slogan “Você escolhe como vai curtir seu Carnaval”, ocorreu nesta quinta-feira, 16 de fevereiro, próximo ao ponto de ônibus, em frente bloco A da universidade.

Simulação

A simulação teve como objetivo alertar quanto aos riscos, acidentes e mortes no trânsito provocados pelo abuso de bebidas alcoólicas, drogas e imprudência dos foliões durante o período de Carnaval. Para a realização da atividade, foi simulada uma colisão entre veículos, o incêndio e o resgate das vítimas entre as ferragens.

A coordenadora da Cipa, Adriane Silvia Cella Cavalli, salienta que a Comissão visa transmitir a mensagem de que é possível curtir o Carnaval com consciência e responsabilidade: “É uma escolha de cada um beber moderadamente ou então, se exagerar na bebida, não dirigir, é uma escolha usar ou não preservativo em todas as relações sexuais, ou seja, ter atitude e comportamento responsável é fazer escolhas”.

Para a acadêmica de Serviço Social Mariellen Mendes, é importante conscientizar quem vai viajar no Carnaval para não beber e dirigir. “A instrução sobre primeiros socorros também e importante para sabermos como agir em caso de acidente sem machucar ainda mais a vítima”, afirmou.

Segundo o sargento do Corpo de Bombeiros Luciano Huning, quando ocorre um acidente automobilístico as pessoas devem ficar em local seguro, verificar se há vitimas  e acionar os órgãos de segurança.