Livro conta a trajetória de Chapecó através da construção civil

Cultura

Em 2017, ano em que o curso de Engenharia Civil da Unochapecó completa 20 anos de história, a cidade de Chapecó comemora o seu centenário. Aproveitando o momento, a Universidade firmou uma parceria com o Sindicato da Indústria da Construção e de Artefatos de Concreto Armado do Oeste (Sinduscon Oeste) para a produção e publicação de um livro que resgata a história da construção civil do município. A proposta é contribuir com as pesquisas relacionadas ao desenvolvimento e crescimento da Capital do Oeste.

A obra vai reunir fotos e entrevistas com profissionais que participaram dessa trajetória e fará uma narrativa sobre a percurso das empresas desse segmento, relacionado ao centenário da cidade. O livro será organizado pela professora da Unochapecó, Eli Belani, e tem previsão de lançamento em 2017, próximo ao aniversário do município. Segundo o reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski, a construção civil é a área que muitas vezes simboliza o desenvolvimento dos espaços, das regiões e das cidades. Entender como foi esse processo histórico de desenvolvimento é entender um pouco os 100 anos de Chapecó. "É a história da cidade sendo contada, porque quando você olha para as edificações você olha para a história".

O reitor, que tem formação na área de Engenharia Civil, lembra que a Unochapeco tem grande contribuição com o setor na região. Além de manter há duas décadas o curso de engenharia, conta ainda com o curso de arquitetura, que em 2017 completa 17 anos. "A universidade já formou mais de 560 alunos no curso de Engenharia Civil. Um número expressivo de profissionais que estão no mercado e que, de certa forma, farão os próximos 100 anos de Chapecó".

uno

Sinduscom