Empoderamento e criatividade

A contabilidade estimula ou inibe o sentimento de empoderamento e a criatividade?

20/02/2020
Por: Cristian Bau Dal Magro e Thiago Bruno de Jesus Silva

A discussão atual explica que a contabilidade, por meio dos mecanismos do controle gerencial, pode ter influência no sentimento de empoderamento e na criatividade. A psicologia social entende que a liberdade, oferecida no trabalho, permite a criatividade dos indivíduos e a rigidez nos controles pode impedir o seu pensamento criativo. Contudo, a contabilidade entende que a forma como o controle é percebido pode afetar as suas ações.

O empoderamento é conceituado como a sensação que o funcionário desfruta de escolha na execução do seu trabalho. Os mecanismos do controle gerencial oferecem essa sensação no momento que as escolhas e expectativas dos gestores possam orientar os seus esforços. Assim, a criatividade (produção de ideias novas e úteis) é induzida pelo empoderamento e os sentimentos de propriedade e controle sobre o seu próprio trabalho.

As percepções de empoderamento motivam a experimentar novas maneiras de realizar seu trabalho, o que pode resultar em comportamentos criativos. A forma de uso do orçamento, por exemplo, cria um ambiente que é caracterizado pelo controle e pela liberdade dentro de limites estipulados.

Esse orçamento pode ter a utilidade para monitorar o alcance e realização da meta e os objetivos estratégicos. Essa forma de uso impõe restrições e limites para alinhar os funcionários aos objetivos organizacionais. De forma simultânea, o orçamento pode ser utilizado para novas oportunidades e incentivar a inovação. Essa forma de uso tem maior probabilidade em incentivar a implementação de ideias criativas e iniciativas estratégicas voltadas ao futuro.

O uso do orçamento para garantir que a organização esteja no caminho da meta e dos objetivos estratégicos, pode conduzir o empoderamento e a criatividade. Os limites e as restrições podem ser compreendidos como desafiadores, e os gestores necessitem de alternativas criativas para melhorar o desempenho e atingir as metas organizacionais. Ou seja, estabelecer meta pode encorajar a resolução de problemas e a experimentação.

Por outro lado, o mesmo orçamento permite a troca de informações em um ambiente que os indivíduos são incentivados a desafiar o status quo, participar de debates e diálogos e descobrir soluções criativas. Nesse cenário, pode apoiar os indivíduos a pensar soluções incomuns e abordagens fora do padrão.

No contexto apresentado, a contabilidade, por meio dos mecanismos do controle gerencial, estimula o sentimento de empoderamento e a criatividade. Percebe-se que pode facilitar no mesmo momento que restringe o comportamento que vai de encontro a meta e ao objetivo estratégico da organização.

Autores:

- Cristian Baú Dal Magro, Doutor em Ciências Contábeis e Administração pela FURB e Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração da UNOCHAPECÓ. - Thiago Bruno de Jesus Silva, doutorando em contabilidade pela UFSC e Professor da UFGD do curso de Ciências Contábeis.

Referências:

SILVA, T. B. J.; DAL MAGRO, C. B.; FERLA, R.; LAVARDA, C. E. F. DIFFERENT WAYS OF USING THE BUDGET AFFECT THE EMPOWERMENT AND CREATIVITY OF MANAGERS?. In: 43rd Annual Congress of the European Accounting Association, 2020, Bucharest, Romania.

SILVA, T. B. J.; LAVARDA, C. E. F. Dualidade Entre Criatividade E Controle: Evidência Das Funções Do Orçamento. In: XIX USP International Conference in Accounting, 2019, São Paulo, SP.