Inovação na profissão

O “Jogo Contábil” e o drible na obsolescência

21/06/2021
Por: Herivelton Antônio Schuster, Me.

Que a tecnologia na área da contabilidade vem se tornando cada dia mais visível ninguém pode negar. 
O mercado contábil vem recebendo nos últimos anos um literal “bombardeio” de inovações e informações que levam os profissionais da área á reinventar-se constantemente, visto a gama de novos processos que estes devem aprender diariamente para que seus clientes sejam atendidos da melhor forma.

Em contrapartida, esse mercado cheio de inovação se tornou a realidade e está trazendo muitos benefícios aos atuais e novos profissionais da área.
Neste sentido, vamos começar a pontuar muitos motivos pelos quais a nossa área está cada dia mais requisitada e cheia de perspectivas. 

A tecnologia está reconfigurando o mercado e a área contábil, já estamos conseguindo visualizar que os cálculos dos impostos serão feitos 100% de forma automatizada, além de fazer toda a entrega das declarações e das obrigações acessórias. Porém, isso não significa trazer risco à profissão, mas sim um benefício, agilidade e mais tempo para o contador atuar com o que realmente interessa: gerar valor ao seu cliente por meio de contabilidade consultiva.

Há anos o contador vem deixando de ser a o profissional que apenas emite guias de impostos ou entrega a folha de pagamento. A contabilidade vai além disso, é preciso ter um relacionamento e estar ativo junto ao seu cliente, visto que as informações geradas pelo contador são essenciais para a tomada de decisões da empresa. 

Mas qual profissional irá sumir do mercado? 
Os obsoletos, os que não agregam mais valor aos seus clientes, ou seja, os que não se adequarem às novas realidades do mercado.

Não dá para negar que estamos nos comunicando cada dia mais com os robôs, mas não se pode admitir que estes assumem nossos postos nas relações com nossos clientes. Nossa interação com o mercado vai muito além da tecnologia. Todos nós somos movidos pela interação e emoção, e é isso que alimenta todos os mercados, até mesmo os mais tecnológicos. 

A pandemia a partir do Covid-19 nos mostrou muitos novos horizontes e novos conceitos, principalmente de adaptação nos processos internos, os quais afetam diretamente o dia a dia dos profissionais e escritórios de contabilidade.  

No entanto, muitos profissionais da área bem como empresários permanecem com dificuldades para se adaptarem às mudanças que a pandemia trouxe e continuará a acarretar, o que os tornam vulneráveis ao mercado em constante mudança.

Como se adequar às novas demandas do mercado e deixar para traz os processos obsoletos? 
Não existe uma resposta exata para esse questionamento, mas a lógica seria deixar a tecnologia entrar, sem perdermos a essência e o sentido da profissão. Estamos efetivamente na era da Contabilidade Digital. 
Contabilidade Digital não é mais novidade, não é um diferencial, é uma realidade!

Percebe-se que nosso relacionamento com os clientes já está mais dinâmico e hoje vemos diversas ferramentas, que até então estavam sendo criticadas, como ótimas tecnologias utilizadas a favor do profissional contábil. É muito mais rápido e prático termos uma reunião (daquelas de jogo rápido) através de Google Meet ou Skype, por exemplo. Outro recurso muito utilizado no dia-a-dia e que ganhou mercado no Business é o WhatsApp, que traz respostas rápidas e eficientes ao cliente.

Outro exemplo prático é o armazenamento virtual dos documentos. O que sempre foi atordoante para os escritórios de contabilidade, agora tem solução. Atualmente o armazenamento virtual desses arquivos é uma das mais visíveis práticas dos escritórios e profissionais contábeis, o que além de agilidade da busca por documentos, acarreta uma redução de custos com impressões e armazenagem. 

Hoje possuímos inúmeros processos que foram transformados e ficaram muito mais práticos, como a contratação de um funcionário por exemplo, está totalmente digital. Temos mais segurança da informação, economia de tempo, automação de processos e tarefas e maior facilidade de execução de tarefas. 

Isso tudo fica ainda mais fácil e perceptível a partir dos diversos sistemas que podemos integrar para a execução das tarefas diárias. Neste sentido, pode-se dar um destaque de que a tecnologia está fazendo o profissional contábil a ter muito mais destaque. Isso se dá visto que o tempo perdido com demandas e burocracias diárias, agora supridas pelas diversas tecnologias, está sendo utilizado para fomentar o mercado de Contabilidade Consultiva.

A contabilidade consultiva está se tornando moda e tendência no mercado. Num olhar crítico e visto todo contexto que acabamos de observar, você consegue perceber por que isso está viram moda/tendência? 
A resposta é: tempo! 

O tempo antes gasto para atender e realizar diversos processos, que hoje são totalmente automatizados, está sendo utilizado pelo profissional para desenvolver projetos e análises mais aprofundadas junto aos seus clientes. Não estamos falando de consultoria, mas sim da contabilidade consultiva que é aquela análise que faltava por parte do contador. 

Por fim, destaca-se que a busca por qualificação constante na área contábil é imprescindível, nossa prática norteia-se pela gigantesca quantidade de legislações e normas. Efetue treinamentos e invista constantemente em cursos junto às entidades de classe, acompanhe os avanços e atualizações tecnológicas e o principal: Deixe a tecnologia entrar e destaque-se da concorrência.
 

comments powered by Disqus