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Temas abordam ações do ensino universitário

Geral

O ensino, a pesquisa e a extensão no ensino superior, uso de ferramentas digitais, atualização do Currículo Lattes e planejamento de planos de ensino fazem parte do conjunto de temas do Ciclo de Estudos em Docência no Ensino Superior, promovido pela Unochapecó para seu corpo docente e técnicos-administrativos. Esse ciclo, que é organizado pela Divisão de Apoio ao Docente, iniciou em 2 de fevereiro e irá até o dia 10, com atividades em Chapecó e em São Lourenço do Oeste.

Em sua nona edição, o evento terá temáticas gerais e específicas. Nesse sentido, atende as necessidades de cada área e respectivos cursos.

A programação iniciou nesta quinta-feira, dia 2, com discussões na extensão de São Lourenço do Oeste, pela manhã sobre planejamento e plano de ensino e à tarde quanto a processos de ensinagem e avaliação do ensino aprendizagem. Em Chapecó, entre os dias 6 e 10, serão discutidos assuntos como lugares da pesquisa na pós-graduação stricto sensu, ética em pesquisa qualitativa, fabricação digital e direitos e deveres individuais e coletivos. Haverá, também, minicursos para a discussão do projeto pedagógico de cada curso e as atividades do semestre, com a participação dos coordenadores e respectivos docentes.

A solenidade de abertura será nesta segunda-feira, dia 6, às 19h, com recepção aos docentes da Unochapecó. Depois haverá palestra do professor Jorge Luis Nicolas Audy, pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da PUC do Rio Grande do Sul, que falará sobre “Ensino, pesquisa e extensão no ensino superior”.

Durante o ciclo, segundo a diretora de Ensino, Tania Zancanaro Pieczkowski, todos os cursos destinarão carga horária para discutir o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), que consiste em um documento que especifica a proposta formativa do curso, a concepção e os elementos que estruturam o processo de produção do conhecimento e que é aplicado ao longo da graduação. “O objetivo é que as propostas de aproximação dos cenários de prática perpassem as matrizes curriculares dos cursos e busca-se, também, integrar diferentes cursos e garantir um dos princípios da Política de Graduação, que é a articulação entre ensino, pesquisa e extensão”, argumenta a professora Tania.

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