Aula Magna Curso de Educação Física

Escrito 1 ano atrás por Neusa D. Kleinubing.Categoria: Notícias Educação Física

No mês de agosto o curso de Educação Física realizou Aula Magna nos cursos de Licenciatura e Bacharelado. No dia 06 os estudantes da Licenciatura acompanharam as reflexões do professor Dr. Sidnei Pithan da Silva (UNIJUÍ) a respeito da temática “Educação Física e saúde: desafios epistemológicos, éticos e políticos”. Já no dia 27, os estudantes do Bacharelado refletiram sobre a dimensão pedagógica do esporte, discussão trazida pelo professor Dr. Wilton Carlos de Santa da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Aula Magna Licenciatura      Aula Magna Bacharelado

EQUIPE DE HANDEBOL FEMININO PARTICIPA DE MAIS UM EVENTO NACIONAL

Escrito 2 anos atrás por Neusa D. Kleinubing.Categoria: Notícias Educação Física

A equipe da UNOCHAPECÓ/PMC/BRF/SUPER MOURA/CRISTAL EQUIPAMENTOS/ FRUTAS REAL estará viajando neste domingo (03/05) para mais uma competição de nível nacional. Trata-se da Liga do Desporto Universitário – LDU, em sua fase Sul/Sudeste/ Centro Oeste. Os jogos ocorrem de 04 a 09/05, na cidade paulista de Santo André.

O evento, classificatório para a etapa Nacional que se realizará em Brasília (DF) no mês de junho, envolve somente atletas universitárias. As chapecoenses representantes da UNOCHAPECÓ, irão defender o título conquistado no ano passado, na cidade de Caçador (SC).

“Nós vamos  buscar o bicampeonato, com muita determinação. Queremos nos classificar para a fase nacional.” Este é o desejo da atleta Bruna Lopes, goleira e acadêmica do curso de Direito, estreante na equipe. O pensamento é compartilhado pelas demais atletas do grupo.

Para o técnico, professor Rogério Klos, a motivação do grupo juntamente  com a preparação podem  levar ao pódium.  Encontraremos equipes muito qualificadas, mas o trabalho que vem sendo realizado há anos está dando frutos.

PATROCINADORES/APOIADORES:UNOCHAPECÓ/PMC/BRF/SUPER MOURA/CRISTAL EQUIPAMENTOS/ FRUTAS REAL/ FARMÁCIA MATÉRIA PRIMA/ CLÍNICA FISIOFUNCIONAL/ MÓVEIS MARCANTE/ ZATTI IND. E COM./ SEST SENAT.

Boa sorte a todas atletas, em especial, às estudantes do curso de Educação Física!!

Hand 1    hand 3  hand 2

Curso de Educação Física da Unochapecó visita acampamento e assentamentos em Abelardo Luz/SC

Escrito 2 anos atrás por Marizete Lemes da S. Matiello.Categoria: Notícias Educação Física

No dia 11 de abril os estudantes do curso de Educação Física juntamente com estudantes dos cursos de Jornalismo, Fisioterapia, Nutrição e Serviço Social, organizados pelo PRÓ-Saúde, foram conhecer o Acampamento e o Assentamento 25 de Maio do MST na cidade de Abelardo Luz.

Essa visita foi muito rica para os estudantes e docentes que acompanharam a excursão. Conhecemos a estrutura física e organizacional do acampamento e do assentamento, bem como a escola multiseriada do acampamento e a Escola Municipal 25 de Maio.

Para nós do curso de Educação Física foi, sem dúvida nenhuma, uma profunda experiência pois constatamos que pouco conhecemos sobre o processo educacional nestes dois contextos.

O primeiro local que visitamos foi o Acampamento Kibe, no qual residem aproximadamente 375 famílias que vivem em baixo de barracas de lonas, lutando pelo seu pedaço de terra. Essas famílias já estão acampadas em Abelardo Luz há 9 meses. Nesse acampamento fomos recepcionados por um dos líderes do acampamento chamado “Chinelo” que nos apresentou o movimento dos acampados e a estrutura desse acampamento.

O acampamento tem um local destinado a saúde chamado “Cantinho da Saúde”, uma Escola Multiseriada mantida pela prefeitura de Abelardo Luz chamada “Vitória 13 de junho”, espaço para reuniões/assembleias, espaço para distribuição dos alimentos recebidos, espaço para plantação e um campo de futebol de chão batido.

A escola do acampamento nos impactou, porque percebemos que na simplicidade do espaço a professora é muito comprometida com o processo de ensino aprendizagem. No caso da Educação Física Escolar, a professora disse que eles não têm professor específico e que ela mesma é que ministra as aulas dessa área. Ela falou também que o espaço e o material são limitados, mas que os alunos adoram as aulas de Educação Física.

Já nas escolas dos Assentamentos pudemos perceber que a realidade é outra, pois as escolas são mais estruturadas, tem vários níveis da educação básica, e também participam de vários projetos do governo federal para implementar as suas práticas escolares, como por exemplo: o Programa mais Educação.

Sem dúvidas, essa viagem de estudo foi muito significativa para nós do curso de Educação Física, voltamos para a universidade sentindo-nos provocados a retornar para esses contextos levando a contribuição do curso de Educação Física da Unochapecó.

assentamentovisita assentamento

Recepção dos estudantes do curso de Educação Física aconteceu no dia 12 de fevereiro

Já é tradição do curso de Educação Física da Unochapecó a organização de um momento de recepção dos estudantes e docentes. Neste semestre a atividade foi pensada pelos representantes de turma juntamente com a coordenação. Atividades como apresentações musicais realizadas pelos estudantes e sorteio de brindes fizeram parte deste momento especial, no qual também aconteceu a acolhida dos calouros pelos veteranos e docentes.

Também no dia 13 de fevereiro aconteceu a ação do projeto Metamorfose, que visa apresentar aos calouros aspectos da vida acadêmica.

MetamorfoseRecepção