Marco de uma Trajetória

O cuidado institucional com o estudante, processo que inicia com a acolhida aos calouros, culmina com atividades aos formandos, por meio do registro da experiência vivenciada na trajetória acadêmica e continua com o acompanhamento dos egressos. Iniciativas de relacionamento por meio de sistemas, cadastros, ou outra forma, além do registro em cada PPC, acerca das formas de contato e interação com os egressos, revelam a opção da Unochapecó em manter o vínculo com os profissionais formados na instituição.

O Projeto Marco de uma trajetória, realizado com os formandos dos cursos de graduação da Universidade, possui atividades mediadas por assistentes sociais e/ou psicólogas da Divisão de Apoio ao Estudante e propicia um espaço de diálogo, troca de informações, experiências para que conjuntamente se vislumbre possibilidades de enfrentamento das dificuldades vivenciadas.

Objetiva assegurar um espaço de escuta, apoio individual e grupal, de fortalecimento de vínculos relacionais, bem como ativação dos processos emancipatórios, de modo que os universitários por si só encontrem formas de superação das suas dificuldades. O intuito é promover o resgate da trajetória acadêmica, contribuições, dificuldades, sentimentos em relação ao mercado de trabalho para que, a partir do debate e discussão coletiva se preencham lacunas, enriquecendo análises, incidindo desta forma sobre o trabalho profissional.

O Projeto é desenvolvido a partir de técnicas de grupo, entendendo-se como um mecanismo facilitador da troca de informações, conhecimentos e experiências. As técnicas promovem um resgate individual e grupal dos momentos que marcaram essa etapa de suas vidas, sejam eles de dificuldades, facilidades, angústias ou felicidades, promovendo uma avaliação do processo de formação profissional e cidadã.

No decorrer da atividade é fornecido um formulário com o objetivo de coletar o nome, endereço, e-mail, fone residencial e comercial, possibilitando assim futuros contatos da instituição com seus egressos e o que consequentemente contribui para a formação continuada dos mesmos. Os dados coletados são atualizados no sistema acadêmico.

As atividades ocorrem em todas as turmas de formandos, preferencialmente nos últimos dias de aula, através de agendamento prévio com coordenador do curso, tendo duração aproximada de duas horas.