Minha Uno
Menu Busca

Estudantes expõem projeto Fórmula Uno no centro de Chapecó

Inovação

Os acadêmicos dos cursos de Engenharia Elétrica e Mecânica da Unochapecó realizaram, no último sábado, na praça Coronel Bertaso, em Chapecó, uma ação de divulgação do projeto Fórmula Uno.

Além de expor o protótipo de um carro de corrida, estilo Fórmula 1, eles rodaram pela Avenida Getúlio Vargas para apresentar ao público o trabalho de dois anos de planejamento e execução. Para 2015 um novo veículo está sendo projetado para disputar a competição nacional da Sociedade de Engenheiros Automotivos (SAE).

uno

O projeto do carro, que pode chegar a 150 km/h, cresceu assim como o conhecimento dos acadêmicos. Para esta temporada o objetivo é diminuir o peso do veículo, o que garante um desempenho melhor. “Vamos iniciar o novo carro ainda este mês. Novo projeto, novas peças. Em outubro estaremos preparados para a competição nacional”, disse o acadêmico, Leonardo Freiberger. A Fórmula SAE Brasil é realizada desde 2004 e reúne acadêmicos de todo o país. Geralmente são três dias de provas, não apenas no quesito velocidade, mas com avaliação ao projeto, marketing e custos. O novo carro será apresentado na Fórmula SAE, em Piracicaba-SP, de 1º a quatro de outubro deste ano. Os dois melhores projetos terão todas as despesas pagas e o transporte do veículo para os Estados Unidos na competição internacional. 

Para projetar e executar o projeto, a presença na principal Praça de Chapecó é fundamental para os acadêmicos. “Estamos tendo uma visualização maior. Mais gente conhecendo, mais patrocinadores e mais recursos para desenvolvermos o carro. Além disso, empresas colaboram com conhecimento na área da engenharia”, disse Leonardo. O carro se transformou em atração aos pedestres e motoristas que circulavam pelo centro de Chapecó. “Moro ao lado do autódromo de Curitiba e não imaginava que iria encontrar um protótipo de carro de corrida bem no centro de Chapecó”, disse Adriano Santos, turista paranaense que circulava pela Praça Coronel Bertaso.

COMPARTILHE

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image