Minha Uno
Menu Busca

Seminário abordará tema sobre resistências, lutas e deslocamentos

Educação

Após dois anos de pandemia, o curso de Jornalismo  da Unochapecó voltará a realizar o Seminário de Atualidades, de forma presencial, com o tema 'Formas de habitar o presente: resistências, lutas e deslocamentos'. O evento acontece nos dias 06, 07 e 08 de junho a partir das 19h30, em três eixos de discussões e em dois locais diferentes: a abertura será realizada no auditório 4 do bloco R3 e nos dias 07 e 08, no Pollen Parque.

O Seminário de Atualidades tem como objetivo servir de suporte às demais disciplinas de formação do curso de Jornalismo. Os assuntos são factuais e os debates trazidos estão relacionados à sociedade e ao seu contexto e cotidiano político e cultural. O encontro será gratuito para toda a comunidade, e computado como Atividade Comum Curricular (ACC), para os estudantes que participarem de no mínimo 8h. No entanto, estudantes do curso que terão aula no dia receberão presença, não horas de ACC. 

O doutor em Ciências da Comunicação e professor do curso, Marlon Santa Maria Dias, coordena o processo de desenvolvimento das atividades do seminário e relata sua oportunidade de poder organizar o evento.

"Isso fez com que eu tivesse contato com pesquisadoras e coletivos que têm a ver com a temática do evento, o que tem sido um processo bastante gratificante. Assim, consigo me conectar mais e melhor com a comunidade e conhecer de perto o trabalho desenvolvido", comenta. 

 

Sobre o tema 

Como ponto de partida, o professor, sinaliza que foi pensado em selecionar temas que geram debate e interesse na contemporaneidade (decolonialidade, gênero e migração) e convergir o assunto com o contexto local. "Tive desde o início em mente a ideia de discutir as formas de habitar o mundo hoje, sobretudo porque vivemos um contexto de intensos conflitos e crises, em diferentes âmbitos da vida social, além de estarmos ainda sofrendo as consequências de uma pandemia que abalou a todos nós", salienta. 

No primeiro dia, em conversa com o tema 'Decolonialidade', será exibido um documentário

Segundo Marlon, o assunto surgiu a partir de um duplo esforço, entre discutir temas contemporâneos e conceitos que hoje estão em evidência, bem como pensar questões a partir do contexto regional. Além disso, ele ressalta que o Seminário é voltado para estudantes de Jornalismo, e por esse motivo surgiram os três eixos temáticos 'resistências, lutas e deslocamentos' que têm a ver com a programação dos três dias.

Com uma boa expectativa, o professor aponta que está bem animado para o evento acontecer. "Acredito que o Seminário suscitará boas discussões e espero que os alunos não apenas estejam presentes, mas também participem ativamente, questionem e tirem dúvidas. Afinal, todo bom jornalista precisa saber fazer boas perguntas e esse será um bom momento para treinar essa habilidade", finaliza.    

 

Eixos

Na primeira noite (06/06), o assunto abordado será a "Decolonialidade e pensamentos indígenas", e consistirá no debate com a professora doutora e mestre em Educação, Claudia Battestin, que atualmente trabalha na Área de Ciências Humanas e Jurídicas e no curso de Mestrado em Educação da Unochapecó;  e também com o professor e mestre em Educação, Adroaldo Fidelis, que atua na Escola Indígena Fennó. Este primeiro encontro será mediado pelo professor Marlon Dias e ocorre no auditório 04 do Bloco R3. 

A segunda noite de debate (07/06) terá a presença da professora doutora em Sociologia Política, Valdete Boni, docente na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Também contará com a participação de Lauren Canan, cientista social e realizadora audiovisual. O assunto da noite trará sobre 'Gênero e campesinato' e será mediado pela professora Daniela da Silva. Neste segundo dia, e no terceiro, o evento vai ser realizado no auditório do Pollen Parque, localizado junto à Unochapecó.  

No terceiro e último dia (08/06), o debate será sobre 'Processos migratórios', com a presença da mestra em Educação, pedagoga da UFFS e coordenadora de Educação do Grupo de Apoio ao Imigrante e Refugiado do Oeste de SC (GAIROSC), Sandra Bordignon. A conversa trará ainda Ingra Argenta, advogada da Associação de Haitianos Moradores no Brasil, Josué Julien, imigrante de origem haitiana e Valentina Aliendres Patete, estudante do curso e imigrante venezuelana. A mesa será mediada pelo professor Dirceu Hermes.

COMPARTILHE
TAGS
Seminario
Genero
Decolonialidade
Campesionato
Atualidades

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image