Projeto Cine saúde trabalha com a emoção dos estudantes de medicina

Com o objetivo de proporcionar momentos de reflexão acadêmica diante de situações delicadas presentes nas profissões da saúde, do ponto de vista humano, moral e ético, o curso de medicina da Unochapecó, realizou a primeira edição do “Cine Saúde”. O evento ocorreu na última terça-feira (28), no salão de atos da universidade.

A ideia surgiu a partir de um congresso de educação médica onde professores da Unochapecó estiverem presentes. De lá para cá, os professores começaram a amadurecer o projeto, para que ele pudesse ser implantado no curso. A professora do curso, Ana Beatriz Saez, salienta a importância de eventos como este na formação profissional dos estudantes “O curso trabalha muito a técnica e as habilidades dos estudantes, e o projeto vem com a intenção de amadurecer as emoções deles”.

uno

Abrindo o projeto, o filme escolhido foi Mãos Talentosas (2009) do diretor Thomas Carter. A ideia agora, é que todo mês seja exibido um filme, podendo ocorrer outras atividades e ações durante o ano. A temática dos filmes escolhidos sempre estará relacionada com a emoção na prática médica, e a empatia do médico com os pacientes ou familiares. Podem participar do projeto, professores e acadêmicos de medicina.

Para a acadêmica do 9º período de medicina, Marcela Fontana, a atividade é importante para unir as turmas, pois não existe muita interação entre os períodos. Sobre a atividade, ela considera que está direcionando os alunos para uma medicina mais humanizada, levando em conta, o que o paciente espera do atendimento do médico. Em relação ao filme, ela destaca a importância do profissional se colocar no lugar do paciente, para um melhor atendimento e desempenho.

Aprendizado