METAMORFOSE - Projeto de Acolhida ao Calouro 2010-1

31 de July de 2007

« »
    Legenda

O ingresso na universidade marca um momento importante na vida dos acadêmicos, momento em que vivenciarão mudanças constantes em um espaço repleto de novidades. É um momento de impacto, em que o estudante vai se deparar com uma estrutura totalmente diferente daquela à qual estava habituado no ensino médio.

A Unochapecó entende que o ingresso na universidade é um momento único, e a forma como o calouro é recebido e acolhido, diz muito sobre a instituição e pode ser definitivo na relação que o estudante terá com este espaço. Para receber os recém chegados, a universidade organiza três momentos (Gincana Universitária, Doação de Sangue e o Projeto Metamorfose), dentre os quais está o Projeto de Acolhida ao Calouro - Metamorfose, que é desenvolvido pelo Atento.

A proposta do Metamorfose é fazer da iniciação universitária um momento de acolhida, apoio, integração dos novos universitários com a vida acadêmica. Através de atividades vivenciais, desenvolvidas por estudantes de Psicologia, os calouros são acolhidos e remetidos a pensar sobre este momento, em que assim como a lagarta que num processo de transformação vira borboleta (logomarca do Metamorfose), eles iniciam um processo de transformação pessoal e intelectual, a qual requer deles uma nova postura.

As atividades consistem na apresentação e integração da turma de calouros, contato (apadrinhamento) dos veteranos com os calouros, passeio orientado para a localização dos acadêmicos no espaço universitário. Para finalizar as atividades os calouros irão realizar o plantio de uma muda de árvore, a qual representa seu ingresso na universidade e possibilidade de desenvolvimento, além de sensibilizá-los quanto ao meio ambiente.

O Metamorfose é realizado durante um turno todo de aula, sendo que a edição de 2010.1, acontecerá de 05 a 22 de fevereiro de 2010, com todas as turmas ingressantes nos cursos de graduação da Unochapecó.

Se você aparece nesta foto, não autorizou o uso de imagem e quer que a foto seja tirada do ar, entre em contato e faça sua solicitação. Assim que recebermos a mensagem, a foto será removida.