Unochapecó promove seminário para discutir inovação e empreendedorismo

Inovação

Texto Vanessa Marquezzan*

Em tempos onde a tecnologia está cada vez mais presente na vida das pessoas, saber utilizá-la a nosso favor é fundamental. Este foi um dos assuntos discutidos durante o IV Seminário Sul-Brasileiro de Inovação e Transferência Tecnológica, que aconteceu de 07 a 09 de novembro. O evento, realizado pela Unochapecó em parceria com a Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), fez parte da Semana Global de Empreendedorismo.

Com o objetivo de disseminar e aprofundar o debate sobre o ecossistema de inovação e empreendedorismo, o Seminário foi direcionado para professores, técnico-administrativos, acadêmicos e pesquisadores de universidades e instituições de ciência e tecnologia. Também participaram gestores dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) da região Sul, empresários e outras organizações envolvidas com o tema. Além disso, o evento contou com recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para a realização das palestras.

Entre os palestrantes estavam alguns pesquisadores do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que trataram sobre propriedade intelectual, patentes e software. De acordo com a coordenadora do Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica (NITT) da Unochapecó, professora Cristiani Fontanela, esses temas eram uma demanda do setor, além da carência de estudos nessas áreas. "As outras palestras também foram muito importantes para disseminar a cultura da inovação, do empreendedorismo e da propriedade intelectual", comenta.

No primeiro dia (07/11), foi realizada uma atividade que reuniu as empresas pré-incubadas e incubadas das universidades. "Essa ação é importante para unir as instituições em prol da inovação e do desenvolvimento da nossa região", afirma Cristiani.

A parceria, para o diretor de Inovação e Empreendedorismo da Unochapecó, professor Rodrigo Barichello, mostrou que podemos cooperar e potencializar eventos de qualidade. "Em todos os dias foram abordados conteúdos enriquecedores aos presentes", conclui.

*Estagiária, sob a supervisão de Jessica De Marco
Semana global