12 trabalhos dos cursos de Comunicação representam a Unochapecó na Expocom Sul

Texto Luana Poletto e Anna Luisa Schuck*

Com o retorno gradativo das atividades presenciais, os eventos destinados ao fomento e à troca de conhecimento entre pesquisadores e profissionais atuantes no mercado de trabalho voltam a acontecer, não mais no formato virtual. Este ano, a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), instituição sem fins lucrativos, promove novamente, em todas as regiões, o Congresso Nacional na área de pesquisa em Comunicação. No Sul, o Congresso acontecerá na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), no campus de Balneário Camboriú, com o tema 'Ciências da Comunicação contra a desinformação'.

A XXII Edição do Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sul ficará a cargo da Intercom, dos cursos de Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Fotografia e Produção Audiovisual da Univali. A programação inicia no dia 16 de junho e termina dia 18 com a premiação da Expocom. O calendário é diferente para cada uma das cinco regiões, e é possível conferir as datas no Portal Intercom. A Unochapecó estará representada na Expocom Sul com doze trabalhos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, selecionados internamente.

A professora do curso de Jornalismo, Daniela da Silva, explicou que os trabalhos foram submetidos, em primeiro momento, na etapa interna e agora seguem adiante até chegar na etapa estadual. "Tivemos doze trabalhos inscritos, seis do Jornalismo e seis da Publicidade e Propaganda. Vindo de um tempo em que não haviam mais congressos presenciais, acho que é um número interessante e o Intercom é aquela experiência de vida. Eu, quando estava na graduação, fui em todos, e a Expocom tem uma força ainda maior, que você passa por várias etapas avaliativas, você chega lá e apresenta seu trabalho e só tem trabalhos muito legais e feedbacks muito bons", salienta.

A egressa de Jornalismo, Poliana Marieli Peri, teve seu livro-reportagem, 'O Enfrentamento de uma Pandemia: Vivências e Memórias quanto ao coronavírus em Seara-SC', classificado. A produção é resultado de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) realizado em 2021, sob orientação do professor Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira. Conforme a jornalista, o objetivo foi abordar o momento histórico no município em que ela reside há mais de dezessete anos.

"O processo de produção é intenso, pois foi preciso definir pautas relevantes para o enredo da história, selecionar fontes, transcrever áudios - muitos que ultrapassam duas horas - e construir o livro com base nas características do gênero literário", destaca.

Sobre participar do Congresso, Poliana salienta a possibilidade de conhecer profissionais que atuam nessa área e estabelecer relacionamentos que podem virar oportunidades. "Além da troca de importantes informações e conhecimentos sobre interesses em comum", frisa.

A estudante do 7º período de Publicidade e Propaganda, Monica Gasparin, teve sua pesquisa mercadológica, 'A Relação dos adolescentes com as mídias digitais durante a pandemia', classificada. O trabalho foi realizado junto com sua colega, Magda Knakeivicz Boita. Monica relata que a escolha do tema se deu pelo contexto atual, em que as crianças e adolescentes acessam bastante as mídias digitais. Madga conta que o maior desafio na produção do trabalho foi abordar tudo que elas gostariam.

"A iniciativa de inscrever para o evento foi porque a gente gostaria que outras pessoas pudessem usar do nosso trabalho também para pesquisar e estudar, pois não encontramos nada relacionado a esse tema e notamos uma falta deste assunto", salienta Madga.

O egresso de Jornalismo, André Felipe de Lazzari, teve seu programa laboratorial de TV, 'A televisão regional como instrumento de socialização: a produção e experiência de um programa de entrevistas no Oeste de Santa Catarina', classificado. A produção também é resultado do seu TCC, realizado sob orientação do professor Franscesco Flávio da Silva. Conforme o jornalista, a escolha do tema se deu pela sua paixão por televisão, motivo que o fez escolher a profissão. "Eu quis inscrever meu trabalho no evento porque desde o início houve um desafio e uma concordância do professor de fazer o TCC. E com ele sendo aprovado e bem avaliado como foi, poderia ser inscrito na Expocom e concorrer ao prêmio", salienta.

Inscrições

As inscrições para o Intercom Sul estão abertas no período de 14/03 a 31/05 e podem ser realizadas no site. O valor das taxas depende da função de quem se inscreve e aumenta conforme a aproximação do evento.

- Estudante de graduação e recém-graduado (2021-2022): De 14/03 a 02/05: R$ 40,00; De 03/05 a 20/05: R$ 50,00; De 21/05 a 31/05: R$ 65,00.

- Sócio da Intercom: Isento.

- Estudante de pós-graduação: De 14/03 a 02/05: R$ 100,00; De 03/05 a 20/05: R$ 145,00; De 21/05 a 31/05: R$ 165,00.

- Professores e pesquisadores: De 14/03 a 02/05: R$ 220,00; De 03/05 a 20/05: R$ 255,00; De 21/05 a 31/05: R$ 275,00.

Classificados da Unochapecó - Expocom

Agência Escola/Junior de Jornalismo (conjunto/série): A prática jornalística na Acin Jornalismo

Líder: Anna Luisa Schuck

Documentário Jornalístico e Grande Reportagem em vídeo e televisão (avulso): Chapecó em Colapso