17 empresas recebem o Prêmio ACIC/Unochapecó de Sustentabilidade

Meio Ambiente

Nesta semana ocorreu a 2ª edição do Prêmio ACIC/Unochapecó de Sustentabilidade, premiando dezessete empresas. A iniciativa foi da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), por meio do Núcleo de Sustentabilidade, e da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Devido a pandemia do novo coronavírus, o evento foi realizado em formato híbrido: um pequeno público se reuniu no Salão Nobre da Unochapecó, enquanto um público mais amplo acompanhou on-line, pelo canal do YouTube da ACIC.

O prêmio tem como objetivo condecorar as melhores práticas sustentáveis das empresas e demais entidades associadas à ACIC, assim como o comprometimento ecológico das organizações. A iniciativa também busca incentivar as empresas e entidades a alinharem suas práticas de gestão aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS); promover a sustentabilidade como oportunidade de negócios, mobilizando e envolvendo os funcionários; e despertar um olhar mais amplo sobre todas as implicações dos negócios da empresa, sua atuação e seus impactos.

O presidente da ACIC, Nelson Akimoto, salientou que os cases das empresas premiadas são uma inspiração para outras organizações. “São ações que foram compartilhadas e que demonstram que todos nós podemos fazer a coisa certa na nossa vida, empresa e comunidade. A sustentabilidade entrega segurança para seguir pensando no futuro, com responsabilidade. Queremos que essa consciência se expanda. Nos tempos de pandemia, ficou ainda mais evidente a importância de ser sustentável na cultura da empresa, pois quem tem é muito mais resiliente”, realçou.

“Para nós da Uno, fazer parte de uma premiação como essa e pensar em questões sustentáveis para as empresas da região, cumpre com o nosso papel como Universidade Comunitária. Além disso, vem ao encontro com essa nova fase da Unochapecó, onde acreditamos que as universidades, em parceria com o setor produtivo, têm o papel fundamental de promover o desenvolvimento da região”, salientou o reitor da Unochapecó, Claudio Jacoski.

A definição de sustentabilidade está normalmente relacionada a uma mentalidade, atitude ou estratégia do que é ecologicamente correto. Porém, o conceito é mais amplo. Uma das perspectivas é o tripé da sustentabilidade: social, ambiental e econômico, no qual um empreendimento é considerado sustentável quando é ecologicamente correto, economicamente viável e socialmente justo. “Por isso, a ACIC e a Unochapecó criaram o Prêmio para reconhecer essas práticas que melhoram a vida em sociedade e auxiliam na transformação para um mundo melhor”, realçou o coordenador do Núcleo de Sustentabilidade, Eduardo Nicoleti.

“Esse projeto tem sucesso porque tem pessoas. As empresas que se destacaram certamente souberam canalizar e capitanear a liderança de sua equipe voltada aos objetivos da sustentabilidade. Nós não teremos vida se não cuidarmos do ambiente em que vivemos, seja ele ambiental, econômico, social e do conhecimento. Com esse Prêmio, o conhecimento é compartilhado traduzido em resultados”, sublinhou o diretor de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Nadir José Cervelin.

Regulamento

O regulamento do Prêmio contemplou duas categorias: empresas associadas à ACIC que são pessoas jurídicas com finalidade econômica e fins lucrativos, que explorem as diversas atividades econômicas; e entidades associadas à ACIC, pessoas jurídicas que atuam no âmbito do terceiro setor, sem finalidade econômica. Quanto ao porte das empresas, foram classificadas conforme faturamento anual em micro e pequena empresa, média empresa e grande empresa. As entidades sem fins lucrativos fizeram parte de uma única categoria, independentemente de tamanho.

O presidente da Comissão Avaliadora do Prêmio, Sady Mazzioni, explicou que as empresas e entidades passaram por um processo de seleção que consistiu em três etapas: a validação da documentação, avaliação pelo júri técnico e seleção das empresas finalistas. Integraram o júri técnico os profissionais: Leandro Alexis Farina, que atua na Irani Papel e Embalagem no gerenciamento de saúde, segurança, qualidade e sustentabilidade e é presidente do Movimento Catarinense pela Excelência; Luís Henrique Cândido da Silva, gerente-proprietário da LHC Consultoria – Gestão para Sustentabilidade e consultor da Gerência de Assuntos de Transporte, Logística, Meio Ambiente e Sustentabilidade da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC); e Raquel de Cássia Souza Souto, presidente do Conselho Fiscal do Banco do Empreendedor e membro da Comissão Mista de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa de SC.

Empresas Premiadas

Cada empresa premiada recebeu como troféu um bonsai. Todas receberão uma análise de desempenho, que será encaminhada pela ACIC.

Categoria Micro e Pequena Empresa

1º lugar: Centro Educacional Dom Bosco

2º lugar: Flor de Lis Prosa e Café

3º lugar: Scussel Hortifruti