18º Ciclo de Estudos da Docência aborda perspectivas inovadoras no ensino

Todo início de semestre os professores da Unochapecó têm a oportunidade de participar de uma capacitação que trata de temas atuais no cenário educacional. Promovido pelo Núcleo de Apoio Psicológico e Pedagógico Institucional (Napi), em conjunto com a Pró-reitoria de Graduação e a Diretoria de Ensino da Unochapecó, o 'Ciclo de Estudos - Docência no Ensino Superior’, aconteceu nos dias 12, 13 e 19 de julho de forma remota, pelo Google Meet. Essa é a continuação da capacitação iniciada em fevereiro, no primeiro semestre letivo do ano.

Na sua 18ª edição, o evento  contou com a participação de aproximadamente 300 professores e abordou a inovação no ensino superior a partir de três atividades. A primeira contou com a palestra do professor André Ricardo Rosa Leão, que falou sobre ‘Perspectivas inovadoras para os estágios: compartilhando experiências’. Na segunda atividade, os professores puderam socializar suas experiências desenvolvidas a partir da disciplina de ABEx I - Aprendizagem Baseada em Experiências. O último dia da programação contou com uma oficina sobre 'Metodologia de fomento à qualificação das relações entre família/escola', destinada aos professores do Colégio Unochapecó, das licenciaturas e demais docentes da Instituição.

Para a pró-reitora de graduação, professora Silvana Muraro Wildner, o tema dessa etapa do Ciclo veio em um excelente momento, pois trata da realidade vivida pela Universidade que é a construção de uma nova matriz curricular e concepção de aprendizagem, que é a ABEx. “Nós já temos alguns indicadores que mostram o sucesso dessa nova concepção que a gente implantou na Unochapecó, como a diminuição da evasão. Estamos empolgados com isso que está acontecendo, pois mostra que o componente ABEx deu certo e que esse é novo jeito de se trabalhar o protagonismo do nosso estudante”, salienta Silvana.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Apoio Psicológico e Pedagógico Institucional (Napi), professora Sandra Mara Sabedot Bordin, o objetivo do evento é sempre abordar assuntos que atendam às demandas da comunidade acadêmica, mesmo que de forma remota. “O Ciclo é uma troca de experiências e vivências para fortalecer o  conhecimento de todo corpo docente da Instituição. Tivemos também uma avaliação positiva dos professores para esse novo formato do evento, que agora é virtual e está dando certo com o apoio e participação de todos”, reforça Sandra.

Inovacao
ensino