Minha Uno
Menu Busca

7ª edição do Startup Weekend Chapecó marcou o final de semana no Pollen Parque

Inovação

No último final de semana, de 8 a 10 de abril, mais de 150 pessoas se reuniram no Pollen Parque de Chapecó com a missão de colocar em prática a educação empreendedora, propósito maior do Startup Weekend. Cento e quinze participantes, mentorados por 16 profissionais de diferentes regiões brasileiras, estiveram imersos no universo das startups – empresas inovadoras com custos de manutenção baixos e crescimento rápido. Na sexta-feira (8), foram levantadas 43 ideias de startups. Destas, 15 foram escolhidas pelos participantes, que se dividiram em grupos de acordo com a preferência pela proposta. No sábado (9), as equipes foram às ruas para validar se o problema de negócio era real, a solução viável e buscar possíveis investidores, orientados pela experiência dos mentores.


Os participantes foram mentorados por 16 profissionais

Já no domingo (10), as equipes conheceram a prática do pitch, uma apresentação breve da ideia de um negócio para investidores em busca de capital, sócios e parceiros. Ao final da tarde, os pitches foram apresentados para a mesa com cinco jurados, composta por profissionais empreendedores de Chapecó e região. As três potenciais ideias foram premiadas e duas equipes foram condecoradas com menções honrosas pelos mentores. A ideia agraciada com o primeiro lugar teve como proposta solucionar problemas que os projetos de incentivo ao esporte têm na captação de recursos, através de uma plataforma que conecta empresas com interesse em investir parte do Imposto de Renda nos respectivos projetos.

Os chapecoenses Marília Becker e Vinicius Barozzi integraram a equipe e compartilharam sobre a experiência deles. “Foi a primeira vez que participei de um SW e me surpreendi com as pessoas, mentores e o evento”, comentou Marília. Vinicius já participou de outros projetos voltados ao empreendedorismo, mas contou que não foram dinâmicos como o Startup Weekend. “Foi fantástico! Ganhar o primeiro lugar foi a maior honra que poderíamos receber”, complementou.

A sétima edição do SW Chapecó contou com mentores de São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina. O carioca Lucas Lima, CEO da Infill, não conhecia o Sul. Já participou de eventos semelhantes, mas foi a primeira vez como mentor no SW. “É muito bom poder mentorar projetos de áreas distintas e ter contato com diferentes mentores. Gostaria de ver eventos como esse de Chapecó mais vezes no meu Estado”, expôs.

Time de organizadores e staffs do sétimo Startup Weekend Chapecó.

Também como mentora pela primeira vez em um Startup Weekend, a paulista Karen Santos, fundadora e CEO da Edtech UX para Minas Pretas, disse ser interessante que muitos problemas levantados no evento têm intenção social e tratam-se de dores reais de pessoas e empresas. “Isso mostra o potencial desses jovens de impactar o mundo, de criar negócios que realmente tenham soluções para diferentes perfis e geram valor para a comunidade”, avaliou.

Um dos mentores do Oeste catarinense, o Head de Estratégia da Nômaze Branding e Inovação, William Simão, já participou duas vezes do evento, nos anos de 2016 e 2017, e nesta edição retribuiu à comunidade do SW aquilo que recebeu como participante. Ele compartilhou ter sido satisfatória a oportunidade e ficou feliz em ter visto jovens talentos conhecendo novas experiências para aplicar na jornada empreendedora. “O SW Chapecó é um exemplo de organização. Como mentor olhando por trás dos bastidores, deu para ver como a galera é engajada, comprometida e trabalhou o máximo possível para fazer o evento acontecer”, ressaltou.

Empreendedor veterano, o conselheiro de inovação em vendas e marketing, Alexandre Weimer, participou pela 10ª vez do Startup Weekend e foi um dos jurados. O concordiense comentou que a adesão feminina nesta edição foi satisfatória e afirmou que a visão multicultural dos mentores foi muito importante.

“Foram 15 projetos maravilhosos apresentados e isso me deixa muito feliz porque vejo o movimento do ecossistema acontecendo. O Startup Weekend é uma aula, não apenas para tirar as ideias do papel, mas de humanização”, salientou.

A líder da edição, a designer Duana Scussiato, reforçou que, muito além de criar startups, o evento tem a missão de fomentar a educação empreendedora. “Plantamos sementinhas nas mentes criativas dos participantes para incentivar a autonomia, identificar problemas na sociedade e pensar soluções inovadoras que transformem nossa realidade. Eles tiveram contato com lideranças capacitadas, trocaram e validaram ideias, fizeram novas amizades e fortaleceram o networking. A edição foi um sucesso! Que possamos, através do SW, movimentar cada vez mais o ecossistema da inovação”, finalizou.

 

Sobre o SW Chapecó

A próxima edição do Startup Weekend em Chapecó já tem data marcada: 7 a 9 de outubro de 2022. Aqueles que não participaram deste, ou gostariam de ter novas experiências, podem acompanhar as novidades no Instagram @swchapeco.

O evento teve como patrocinadores locais o IXC, Sebrae, Amplimed, Unochapecó, Pollen Parque, Gráfica Expresso, DJ Rafa, Sicoob, Uceff, Acate/Deatec, MhNet, Multisoftware, Evento HOJE, Agência de comunicação e revista Flash Vip Comunica!, Golden Hotel Chapecó, ACB Bebidas, Giulietta, e-comBR, e Coonecta Ideias. Empresas que estiveram envolvidas na organização do projeto e que fomentaram a edição em Chapecó são a hi.do, Tour Gastronômico, SeedCap, Brejeiro Beer, Imigra Work e Inviotec. Além dos patrocinadores locais, também contou com os estaduais Sebrae, 49 Educação, Zoho, Ambev, Bossanova, Acif, Invisto, 55, Fapesc, Ailos, Questum, Silva, Santana & Teston Advogados, Sankhya, Zendesk Startups, AWS, e iFood; e os globais Google for Startups, GoDaddy e Miro. 

 

Crédito das fotos: Michel Kuntze/Claudia Schuster

Texto: Mirella Schuch | FVcomunica!

COMPARTILHE
TAGS
Startup weekend chapeco
Startups
Pollen parque

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image