A prevenção é o melhor caminho

Texto Ícaro Colella*

Outubro é mundialmente conhecido como o mês de campanhas alusivas à prevenção do câncer de mama e de colo de útero. E esse ano, chega na Unochapecó com programação especial de conscientização e promoção da saúde das mulheres. A ideia é ter ao longo do mês várias atividades para engajar os funcionários e a comunidade externa. A primeira delas foi realizada na terça-feira (01/10), no plenário do Bloco R, com uma roda de conversa com a equipe da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Mama, comercialização de produtos da Rede e Quick Massage com o curso de Fisioterapia da Unochapecó.

Na próxima segunda-feira (07/10), será ministrado uma aula de Yoga coletivo com a terapeuta Kaline Battisti, no plenário do bloco R. O evento segue no dia 10, com a recomendação do uso de alguma peça de roupa rosa, para repercutir ainda mais a campanha no 'Pink Day'. A proposta também contempla uma premiação especial para a melhor foto do setor ou área da Universidade, relacionada ao tema da campanha do outubro rosa: 'Juntos pela mesma causa'. A foto deve ser enviada para o e-mail unovital@unochapeco.edu.br, entre os dias 10 e 16 de outubro.

No dia 29, será realizada no Jardim das Artes, a atividade 'Mandala dos Saberes: juntos pela prevenção do câncer de mama e útero', das 15h às 21h. Desde 30 de setembro já estão sendo realizadas na Unochapecó atividades de promoção à saúde na comunidade externa. Essas ações seguem até o dia 15 de outubro.

Segundo uma das organizadoras das atividades, a enfermeira do Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho da Unochapecó (Sesmt), Fabiana Dalla Costa, depois do câncer de pele não melanoma, os cânceres de mama e colo do útero são as doenças mais comuns entre as mulheres. Por isso a necessidade de realizar iniciativas para compartilhar informações e orientações. "Essa campanha tem o objetivo de mobilizar a Universidade, e conscientizar as mulheres a prevenir e realizar exames mais frequentes para que o diagnóstico de possíveis doenças seja precoce", comenta.

As ações são organizadas pelo Sesmt, pelo Programa de Qualidade de Vida no Trabalho (Unovital), pela Diretoria de Desenvolvimento Humano (DDH), pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), pela Comissão Interna ODS Unochapecó e pelos cursos de Enfermagem e Fisioterapia da Unochapecó.

*Estagiário sob supervisão de Gabriel Kreutz

Prevençao