Abertas as inscrições para bolsas de intercâmbio acadêmico no Canadá

Texto Vanessa Marquezzan*

As aulas ainda não começaram, mas a Unochapecó já tem uma boa oportunidade para ampliar seus conhecimentos. Se você é acadêmico de graduação ou pós-graduação da Universidade e tem vontade de estudar no Canadá, estão abertas as inscrições do programa 'Emerging Leaders of the Americas Program  (ELAP)' para concorrer a bolsas de estudo.

Esse é mais um programa que fortalece o processo de internacionalização da Unochapecó e promove aos estudantes a vivência fora do país, para aprimorar o conhecimento em sua área de estudo. "Possibilitando que o estudante transite em ambientes pluri e multiculturais, adaptando-se às questões linguísticas e culturais durante seu período de estudos", comenta a analista da Assessoria de Relações Nacionais e Internacionais da Universidade (Arni), Liana dos Santos.

A bolsa integral será paga pelo governo canadense durante todo o período de intercâmbio. Podem concorrer estudantes que estejam regularmente matriculados e tenham créditos a concluir no retorno do Canadá. O acadêmico pode optar por qual período quer estudar: o Fall 2018 vai de setembro de 2019 até dezembro de 2019 ou janeiro de 2020; e o Winter 2019 de janeiro até junho de 2020.

Os estudantes de graduação precisam conferir quais as Instituições canadenses possuem acordo com a Unochapecó e oferecem seu curso. Além disso, os interessados precisam apresentar os documentos: carta de motivação em inglês, cópia do passaporte e certificado de Teste de Nível em Língua Inglesa emitido pelo Laboratório de Línguas (Lablin) da Unochapecó. O teste será aplicado no dia 26 de fevereiro. Os candidatos a bolsa precisam entregar todos os documentos até 1º de março.

Já para os acadêmicos de pós-graduação o processo é um pouco diferente. Não há necessidade de ter o acordo firmado entre as universidades. "Porém precisa ter o contato do professor/pesquisador canadense, além de ter seu orientador aqui no Brasil", explica Liana.

As informações completas estão disponíveis no site. Os interessados podem tirar suas dúvidas sobre os documentos ou Programa ELAP, pelo e-mail internacional@unochapeco.edu.br, pelo telefone 3321-8308 ou pessoalmente na Arni, localizada no bloco B da Universidade.

*Estagiária, sob a supervisão de Jessica De Marco
Intercambio