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ABEx conjunta entre Fisioterapia e Engenharia Mecânica faz história na Uno

Comunidade

Ao longo dos últimos anos, a metodologia de Aprendizagem Baseada em Experiências (ABEx) se tornou um dos pilares do ensino praticado pela Unochapecó. O protocolo tem como princípio a interface entre a sala de aula e as demandas da sociedade e do mercado de trabalho. Essa disciplina, que está presente em todos os cursos de graduação, tem sido reconhecida por seu impacto na formação dos acadêmicos. 

No segundo semestre de 2022, esse fator teve ainda maior evidência nos cursos de Fisioterapia e Engenharia Mecânica. Uma iniciativa conjunta entre seus docentes e discentes promoveu uma atividade interdisciplinar inédita para a Unochapecó, tanto em conceito quanto em execução. A parceria, que conectou valores e impacto social, iniciou a partir do interesse de uma grande empresa chapecoense, a RZ Rezzadori, em colaborar com a Universidade. A partir desse ponto, a determinação seguiu jornada para uma demanda das Unidades Básicas de Saúde, espaço onde os acadêmicos da Escola da Saúde realizam estágios. Mas como reunir, na mesma ação, faces da sociedade que parecem tão distantes?

Sala de aula

Para o curso de Fisioterapia, a disciplina trabalhada ao longo do período foi chamada de ‘ABEx IV: Vivências Fisioterapêuticas na Atenção Primária à Saúde’. O nome é longo e o trabalho realizado pelos estudantes também foi. É o que explica o professor Ricardo Nicaretta, um dos quatro docentes responsáveis por ministrar o conteúdo. Ele destacou a receptividade dos alunos às atividades e como essa aceitação foi vital para que a proposta fosse adiante. “As turmas da fisioterapia receberam muito bem desde o início, foi algo que chamou a atenção da turma. Eles puderam ir lá e fazer essa avaliação e fazer uma devolutiva com o paciente, com algo mais palpável, mais físico, então a aceitação foi desde que nós passamos a proposta”, afirma o professor. 

A ideia colocada em prática parece simples, mas foi marcante: proporcionou preparo, orientações e alinhamento. Os estudantes do quinto período de Fisioterapia se dedicaram ao diagnóstico das necessidades de pacientes da rede pública de saúde de Chapecó, por meio do contato frequente com equipes que trabalham na área de atenção básica no município. As informações coletadas foram utilizadas na elaboração do esboço de dispositivos fisioterapêuticos de uso permanente, a serem instalados na casa dos pacientes atendidos. A tarefa era também de buscar estratégias de saúde que tornassem mais prático o dia a dia dos beneficiados. Segundo o professor Ricardo, a visita a campo causou um impacto positivo nos estudantes. 

“O impacto foi o melhor possível. Nós conseguimos trabalhar de maneira interprofissional entre cursos que nós não estamos habituados, entender um pouquinho de como funciona um projeto, de como funciona a execução, a criação, o desenvolvimento, também foi um impacto muito importante pra gente conhecer como funciona esse processo. E outro impacto muito importante foi para a comunidade, já que a gente ajudou seis famílias que com certeza vão ficar com a sua situação funcional facilitada”, finaliza. 

Se os estudantes de Fisioterapia atuaram principalmente nas etapas iniciais do projeto, foram as equipes da Engenharia Mecânica que colocaram as mãos na massa quando chegou o momento de transformar as ideias em equipamentos. A ABEx dos futuros engenheiros, chamada de ‘ABEx IV: Projetos mecânicos em ação II’, os levou a utilizar os dados coletados pelos colegas da Fisioterapia para aplicar conceitos de análise e projeto mecânico-estrutural em um contexto interdisciplinar e social. 

Com isso em mente, as tarefas de modelagem tridimensional, dimensionamento  e fabricação dos dispositivos funcionais de saúde tiveram sequência. O professor responsável pela disciplina, Thiago André Carniel, faz questão de frisar o efeito causado pelas atividades aos alunos, com um senso de responsabilidade e atenção emergindo entre os participantes a cada etapa. A turma da Engenharia Mecânica, de acordo com o docente, ficou responsável pela pesquisa, projeto e fabricação dos dispositivos médico-hospitalares conforme requisitos específicos e necessidades de cada paciente, focando sempre na segurança, ergonomia e conforto necessários. 

“Grupos específicos de ambos os cursos se responsabilizaram por cada paciente, sendo constante a troca de informações entre eles. Do ponto de vista de educador, vejo que esta ABEx foi um desafio, pois envolveu a academia e os setores público e privado visando um bem maior, isto é, uma entrega responsável à nossa comunidade. Neste contexto, a responsabilidade atribuída aos alunos durante a disciplina os tirou de suas ‘zonas de conforto’, tornando-os protagonistas neste processo de aprendizagem. Tenho certeza que todos os alunos envolvidos neste projeto irão registrar esta ABEx em suas memórias”, afirma Carniel. 

Após os trabalhos de coleta de dados, formatação, desenho e execução da instalação dos dispositivos médico-hospitalares no domicílio de cada paciente, o resultado final do projeto foi revelado à comunidade acadêmica da Unochapecó em novembro do último ano. O seminário contou com a exposição dos artigos científicos produzidos pelos estudantes ao longo do semestre, em meio a relatos de emoção e satisfação dos docentes e discentes envolvidos. O compartilhamento do ponto de vista científico da atividade também lançou as bases para que a iniciativa desta ABEx ganhe o Brasil. 

Esforços combinados

Para que um projeto tão impactante fosse viabilizado e realizado com tal sucesso, o apoio da RZ Rezzadori, empresa que se destaca no segmento, foi fundamental. Além de fornecer os tubos de PVC para a produção dos equipamentos, a empresa também cedeu materiais para o manejo e para os ensaios e testes. De acordo com a sócia-proprietária, Angelisa Rezzadori, a iniciativa de colaborar com os acadêmicos surgiu de um desejo antigo da empresa: de incentivar a produção de mobiliários de PVC de baixo custo.

“É uma ferramenta muito importante para nós. Pensamos muito em desenvolvimento nesse incentivo à educação de qualidade, principalmente no incentivo de novos projetos para que a gente possa auxiliar a comunidade. Nesse primeiro projeto algumas pessoas foram beneficiadas, mas a RZ pensa muito que isso possa se expandir, ampliar e possa ajudar mais a comunidade. Ampliar tudo que a comunidade chapecoense nos deu para que a gente possa devolver um pouquinho, auxiliando nesse mínimo conforto, que é trazer mobiliários de baixo custo para pessoas que precisam”, garante Angelisa.

Modelo de atuação

A Pró-reitora de Graduação, professora Silvana Muraro Wildner, tem demonstrado empolgação quanto à ideia de mostrar nacionalmente os efeitos junto à comunidade local de uma parceria tão efetiva entre o meio acadêmico e setores importantes da sociedade, como o poder público e empresas privadas. A ideia é que essa ABEx seja inspiração para que mais cursos pensem em projetos integrados e inovadores como esse.

“O resultado dessa ABEx representa o pleno sucesso dessa concepção de aprendizagem, que mobiliza conhecimentos, competências e habilidades do nosso estudante, por meio de atividades inter, multi e transdisciplinares, a ponto de reunir cursos da área da Saúde e da área de Exatas, a princípio tão distintos, com o propósito de oferecer solução para um problema real trazido pela comunidade externa”, avalia Silvana.

Com o sucesso dessa atividade, a Unochapecó reforça a missão de preparar a nova geração de profissionais para que sejam dotados de visão de mercado e também de consciência social. Por meio da prática pura e cotidiana, das parcerias para implementação e com o diálogo constante com a sociedade, é possível levar a Universidade para um patamar saudável, proativo e acessível a todos que o ocupam. A Aprendizagem Baseada em Experiências já devolve os frutos do trabalho em sala de aula e laboratórios para sua comunidade de origem.

Estudar na Unochapecó é estar diante de um universo de novas perspectivas e de inovação, dentro da maior estrutura universitária do Oeste. As inscrições estão abertas para mais de 20 cursos de graduação, em diversas áreas do conhecimento, com ingresso ainda no segundo semestre de 2023. Mude sua perspectiva e venha fazer a diferença! Entre em contato com a equipe Quero Estudar e conheça mais sobre as oportunidades de bolsas de estudo e de ingresso facilitado: queroestudar@unochapeco.edu.br ou (49) 3321 8000.

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