Minha Uno
Menu Busca

ABEx de Arquitetura e Urbanismo revitaliza sala da Clínica da Mulher Chapecoense

Comunidade

Desde sua implantação como metodologia de ensino, a Aprendizagem Baseada em Experiências (ABEx) tem levado os acadêmicos da Unochapecó ao cerne da sociedade chapecoense e também regional. Por meio do atendimento a demandas reais, estudantes de todos os cursos podem exercitar os conhecimentos obtidos na sala de aula e impactar positivamente na vida das pessoas. 

Neste sentido, o curso de Arquitetura e Urbanismo se destacou neste semestre. No primeiro período, a ‘ABEx I: comunicação gráfica à mão livre‘, ministrada pela professora Márcia Moreno, foi vinculada a outras duas disciplinas: ‘O arquiteto e urbanista do futuro’, da professora Carla Cristina Secchi, e ‘Modelagem da informação da construção’, da professora Luana Peroza Piaia. A abordagem multifacetada e colaborativa da ABEx foi aplicada em parceria com a Clínica da Mulher Chapecoense. O objetivo foi de aprimorar habilidades e ampliar o horizonte dos alunos, buscando, no final, um resultado inovador e significativo.  

De acordo com Carla, essa ABEx mostra um diferencial na formação dos futuros arquitetos e urbanistas, que estão direcionando seu aprendizado a uma causa maior: criar artes que transformam espaços. Em anos anteriores, essas interações artísticas ocorreram na Rede Feminina de Combate ao Câncer, mas neste ano, o foco está na Clínica da Mulher Chapecoense, que atende gestantes em situações de risco e crianças com comorbidade até os 15 anos. A sala de espera e o espaço dedicado à amamentação e brinquedoteca receberam essa abordagem artística, que humanizam e melhoram a experiência dos pacientes. 

“O curso executa essa ação, não é somente o projeto. O curso tem um pequeno recurso para essa atividade, então a gente executa um painel na parede e fizemos a execução no local. Entramos em contato, sabíamos dessa necessidade do espaço, que carece de humanização, e fechamos um termo de cooperação com eles para estar desenvolvendo esse processo. Até o momento fizemos visita ao local e aplicamos as entrevistas com os usuários do espaço. A Clínica da Mulher é voltada ao atendimento de gestantes com risco e não é necessariamente voltada especializada na mulher, é mais nas gestantes e crianças, que também possuem alguma comorbidade que são atendidas até os 15 anos”, comenta Carla.

Para complementar o itinerário formativo da ABEx, foram abordadas questões de comunicação, gestão emocional, liderança e adaptação dos profissionais à evolução da profissão em um mundo em constante mudança. Nessa disciplina, um professor associado de psicologia contribui para o desenvolvimento de empatia e habilidades interpessoais dos alunos.

A etapa inicial envolveu a visita à Clínica da Mulher Chapecoense, onde os alunos aplicaram entrevistas tanto aos pacientes quanto aos acompanhantes e funcionários. Durante essas interações, eles coletaram informações valiosas, incluindo desenhos feitos por crianças. A próxima fase do projeto consistiu em extrair insights das entrevistas e criar propostas de valor usando a metodologia do Canvas.  Estas propostas, de acordo com Carla, se baseiam nas expectativas e necessidades específicas dos usuários envolvidos, com o objetivo de melhorar significativamente a experiência clínica. “A colaboração interdisciplinar e o envolvimento direto com as necessidades da comunicação são marcas desse programa educacional, destacando o impacto positivo que os futuros arquitetos e urbanistas podem ter na sociedade”, explica

Com 23 anos de tradição no mercado, a graduação em Arquitetura e Urbanismo da Unochapecó conta com formação técnica acurada e atemporal. Em constante atualização, o curso forma profissionais completos, inovadores e que confirmam a nota máxima do curso no MEC - arquitetos e urbanistas que irão revolucionar pautas importantes como mobilidade urbana e a qualidade de vida em grandes agrupamentos sociais. Aqui, os futuros profissionais estudam na maior estrutura universitária da região, integram projetos desde o primeiro semestre até entrar no mercado de trabalho. Inscreva-se
 


* texto: Ana Ritta da Luz, estagiária de Jornalismo, sob supervisão da jornalista Leticia Sechini.
 

COMPARTILHE
TAGS
Revitalização
Comunicação
Clínica da mulher chapecoense
Arquitetura e urbanismo
Aprendizagem baseada em experiências
Abex

LEIA TAMBÉM

Whatsapp Image