ABEx de Computação e Sistemas recolhe mais de meia tonelada de lixo eletrônico

Meio Ambiente

Na manhã desta segunda-feira (29/05), os acadêmicos dos primeiros períodos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação colocaram em prática a cidadania. Na disciplina de ABEx I, com o tema ‘Introdução ao curso e espaços profissionais’, os cursos realizaram um projeto com o propósito de realizar o descarte correto e considerar a reutilização do lixo eletrônico. O projeto recolheu mais de meia tonelada de objetos eletrônicos em três pontos de coleta no município.

A atividade foi ministrada pelo coordenador do curso de Ciência da Computação, professor Sandro Silva de Oliveira, pelo coordenador do curso de Sistemas da Informação, professor Ariel Gustavo Zuquello, e também pelo professor José Luiz Lanzarini. O objetivo dessa ABEx, componente curricular presente em todos os cursos com a missão de inserir o estudante na realidade do mercado, era de utilizar a difusão do conhecimento sobre a tecnologia como meio de inclusão social

Para impactar no desenvolvimento sustentável da região, pensando no meio ambiente e na reciclagem de materiais, o projeto trata de uma demanda real e a ideia surgiu através de uma sugestão dos professores, com boa recepção dos estudantes. Conforme Sandro Silva de Oliveira, a ideia é aproveitar grande parte dos resíduos coletados para que possam ser reutilizados em espaços de escolas e também associações. A ação foi realizada em parceria com a empresa chapecoense REC, por intermédio da Prefeitura de Chapecó.

Neste semestre, as coletas aconteceram nas escolas estaduais básicas Bom Pastor e Professora Luiza Santin, e também na Unochapecó. Conforme explica o acadêmico Rafael Krämer da Silva, um dos idealizadores, a ideia é dar continuidade ao projeto. “Esperamos ter bons resultados de coleta a partir dele, e através desse resultado vamos definir se ele continuará para os próximos, e também quais melhorias podem ser feitas para melhorar a gestão de coleta e divulgação para a sociedade”.

Para o acadêmico, a ABEx tem sido de grande valia, já que permite vivências com a futura profissão durante o período de graduação, além da satisfação em participar de uma ação de impacto real na sociedade. De acordo com Rafael, a aceitação da atividade nos ambientes escolares foi excelente, inclusive permite que até mesmo a família dos alunos se engajem na arrecadação dos materiais.

“Estou liderando o projeto, e o fato de lidar com pessoas em uma equipe e também as instituições participantes faz com que tenhamos que desenvolver diversas habilidades. No colégio Bom Pastor uma professora achou tão interessante o propósito do projeto que fez um desafio com premiação para as suas turmas a fim de incentivar o descarte correto”, conta.

Os cursos de graduação em Ciência da Computação e Sistemas de Informação estão com inscrições abertas para o segundo semestre de 2023. Na Unochapecó, o aprendizado é na prática, em contato com demandas reais do mercado e na melhor estrutura universitária da região. Inscreva-se!

* texto: João Vítor Heemann, estagiário de Jornalismo, sob orientação da jornalista Leticia Sechini.

Sistemas de informação
Reciclagem