ABEx de Farmácia cria cosméticos a partir de ervas do Sítio Cheiros e Sabores

Inovação

Desde sua implantação, a Aprendizagem Baseada em Experiências (ABEx) tem proporcionado parcerias inéditas em diversas áreas do conhecimento. Por meio desse componente curricular, as salas de aula se transformam em verdadeiros laboratórios de conexão com o mercado de trabalho. Para o terceiro período do curso de Farmácia, a demanda do semestre 2023/1 era de trazer as ervas medicinais do Sítio Cheiros e Sabores para o ambiente de inovação da indústria cosmética, gerando uma nova fonte de renda para o sítio.

A atividade foi desenvolvida na disciplina de ‘ABEx III: Química medicinal’, sob orientação dos professores Walter Antonio Roman Junior e Rodrigo Hermes Zandonai, com a colaboração do professor Nemésio Carlos da Silva. Por meio desta parceria, os alunos puderam explorar a vasta gama de possibilidades e potencialidades oferecidas pelos óleos essenciais, hidrolatos e chás produzidos na fazenda. No Laboratório de Farmacotécnica, os estudantes desenvolveram formulações cosméticas piloto. A atividade estimulou também a visão empreendedora: além da fórmula e do protótipo, mas também a identidade visual dos produtos, a rotulagem e a alocação em embalagens apropriadas.

Na noite desta quinta-feira (15), a turma do terceiro período recebeu Fábio Deivid Deitos, filho de Dona Diva, proprietária do Sítio, para entregar o resultado do trabalho desenvolvido pelos grupos. Óleo de massagem para os pés e pernas, sabonetes esfoliantes em duas formulações diferentes, sabonete líquido, kit de fitoterápicos em roll-on, aromatizador de ambientes, shampoo sólido, condicionador sólido e pedra aromatizante foram as criações dos acadêmicos. Os proprietários do Sítio receberam uma apostila completa com as formulações criadas, contendo todos os detalhes das receitas, e amostras dos produtos.

Para os docentes que orientaram a disciplina, o sentimento é de satisfação: além de colocar ideias em prática, os alunos puderam colocar suas identidades, compreender a gestão do trabalho em grupo, exercitar a persistência e a alteridade. Roman afirma que a ideia inicial era de uma abordagem teórica, mas que os docentes entenderam que essa ABEx valorizou o desejo de colocar a mão na massa e materializar um produto onde o aluno possa visualizar seu próprio trabalho.

“Mais uma vez, a ABEx alcançou seu objetivo de extrapolar as paredes da sala de aula e de trazer parceiros para a Universidade. Nós imaginamos, ainda no planejamento da disciplina, fazer algo destacando a potencialidade dos princípios ativos naturais para o desenvolvimento de novos fármacos, medicamentos e cosméticos. Tivemos esse insight de explorar os cosméticos em virtude do parceiro da disciplina ser uma propriedade rural que se dedica às plantas medicinais e que possui um equipamento que extrai óleos essenciais. Eles nos confessaram que se viam num sub-aproveitamento de tantas matérias primas, com um portfólio de produtos pouco atraente. Nossa ideia embrionária culminou no desenvolvimento de muitos protótipos. Esse componente surpreendeu pelo compromisso dos grupos e a emoção em auxiliar a Dona Diva, uma produtora de plantas medicinais, que conserva a biodiversidade e mantém o conhecimento tradicional do uso dessas plantas”, garante Roman.

Impressionado e satisfeito com a criatividade dos acadêmicos na entrega dos produtos, Zandonai garante que a turma conseguiu se superar em todos os aspectos, inclusive na apresentação e na oratória. “Eles começaram com o desafio da proposta de criar novos produtos a partir do que a Dona Diva mantém, iniciando as ideias, evoluindo e selecionando o que havia de melhor, pensando também na capacidade dela em reproduzir as fórmulas. Nós, como professores, auxiliamos eles nesse exponencial de conhecimento até o momento de apresentar esses produtos maravilhosos”, celebra.

A propriedade

O Sítio Cheiros e Sabores, localizado na Linha São Paulo, interior de Seara/SC, mantém um tesouro em forma de ervas, temperos e flores. O sítio, mantido por Dona Diva, atua na agricultura familiar e no turismo rural, abrigando mais de mil variedades de espécies e estava em busca de novas formas de utilização das ervas medicinais. De acordo com Deitos, a família já prospecta ampliar a parceria para outros cursos, pensando na divulgação da marca e no desenvolvimento pessoal dos envolvidos na ABEx.

“A Unochapecó nos auxiliou a agregar valor aos produtos que nós já temos e a impulsionar a produção, que irá diversificar a renda. A expectativa era alta pois já conhecíamos a qualidade do que é feito aqui, mas ficamos muito surpresos e inspirados com a alta qualidade e criatividade dos protótipos, são coisas que não vemos em todo lugar, e que provavelmente iremos reproduzir o que foi apresentado aqui”, concluu o produtor.

As ciências farmacêuticas estão em todo lugar, do campo ao laboratório, transformando a vida das pessoas por meio dos medicamentos, das análises clínicas e de alimentos. No curso de graduação em Farmácia, as disciplinas habilitam os futuros profissionais a trabalharem em diversas áreas, dirigindo sua atuação em benefício da sociedade, sempre com exercícios reais de situações em que o farmacêutico exercita os princípios da profissão. Farmácia é um dos 28 cursos com vagas abertas para o segundo semestre de 2023 - inscreva-se no Seletivo Uno e estude na maior estrutura universitária da região!

Sítio cheiros e sabores
Ods 4