Minha Uno
Menu Busca

Abrigo do conhecimento

Educação

Texto Ícaro Colella* 

 

Em todos os cantos da Unochapecó o conhecimento pulsa. Entre os locais mais especiais está a biblioteca, uma espécie de abrigo para tudo que é produzido e para quem quer buscar mais aprendizado. Recém-nomeada em homenagem à professora Oneida Belusso, a maior biblioteca da região pode facilmente assumir o papel de cérebro da Instituição. Cercada por livros, salas de aula, grandes prateleiras e laboratórios, o local tem um papel social determinante no que diz respeito ao ensino, à pesquisa, à cultura e à inclusão na geração e disseminação da informação.

Particularmente, sempre gostei de ir a bibliotecas. Adoro o cheiro dos livros, sejam eles novos ou antigos. Na biblioteca da Uno foi a primeira vez que consegui me identificar bem com o sistema e não ficar horas a procura de algo. Entretanto, às vezes que me perdi, acabei encontrando produções maravilhosas, que chamam atenção apenas pela capa. Pensando bem, talvez eu não tenha me perdido, e sim, me encontrado.     

O corredor de literatura brasileira está repleto de obras de várias regiões do país

Desde que cheguei na Instituição, o espaço já foi alterado diversas vezes, para maior conforto de quem visita. Nas últimas prateleiras, quase no fim da biblioteca, está, agora, um dos corredores que mais me encantam. É lá que ficam as estantes com obras da literatura brasileira. Para minha surpresa, o acervo da literatura nordestina é repleto de livros de Ariano Suassuna e João Cabral de Mello Neto, autores que eu admiro e que me dão sempre um gostinho de casa. 

Assim como eu, desde muito nova, Gabriela Costacurta, do 8º período do curso de Psicologia, sempre gostou de ir à biblioteca. Ela conta que no tempo da escola, o espaço dedicado aos livros era pequeno e limitado apenas à literatura brasileira e aos romances estadunidenses.

"Ainda assim, li muitos deles na escola. A biblioteca da Uno é, para mim, um lugar de conforto, onde posso encontrar o que desejo ler, pois ali tenho acesso a diversas obras, dentro e fora da minha área de estudo", comenta. 

Gostar da biblioteca da Unochapecó não é difícil. O acervo é composto por 74 mil títulos e 133 mil exemplares, divididos em livros, periódicos, monografias produzidas na Instituição, jornais, obras de referências e materiais da Biblioteca das Coisas. Poucos sabem, mas o espaço foi reconstruído em 1992 devido a um grande incêndio que, infelizmente, destruiu o prédio anterior. Desde esta data, com o acervo totalmente renovado, a equipe vem modificando os espaços para atualizar e adequar as novas tecnologias ao ambiente. 

 

Estão expostos na biblioteca desenhos de observação de animais e insetos  

Em constante melhoria

Em 2017, foram criados locais mais aconchegantes, com o intuito de propiciar uma leitura ainda mais agradável para quem passa pela biblioteca. Contudo, a demanda dos acadêmicos falou mais alto. Foi por isso que, para proporcionar um ambiente também de descanso para quem passa horas na Universidade, foram espalhados sofás e puffs no local. Gabriela, por exemplo, costumava frequentar a biblioteca no início da graduação apenas para pegar livros, mas, agora, utiliza o espaço de outras formas. "Por passar muito tempo na Instituição, acabo usando o novo espaço para descansar, ler e estudar".

O objetivo da Uno é justamente ressignificar e mudar o olhar dos estudantes para a biblioteca. Por isso são realizados, também, eventos culturais que estimulam o hábito da leitura e que trazem as pessoas para dentro desse espaço. Atualmente são feitas exibições de filmes e seriados da Netflix, assim como lançamentos de livros e exposições de arte, que quebram a ideia de que o conhecimento está guardado apenas dentro dos livros. Na Uno ele se espalha por todo o ambiente.

A caixinha de devolução está localizada na antiga entrada da biblioteca 

O processo para devolução de livros também foi melhorado. Agora, o estudante pode devolver o exemplar por uma simples caixinha, localizada em frente à antiga entrada da biblioteca. Basta inserir o livro neste local e pronto! É só aguardar a confirmação de devolução por e-mail. Todo o processo será filmado para segurança do estudante. "Ano que vem temos o objetivo de colocar mais algumas caixas pelo campus, o que facilita para o acadêmico não ter que vir até a biblioteca apenas para devolver um material", comenta a coordenadora da biblioteca da Unochapecó, Viviane Muller. 

A Biblioteca das Coisas também é uma boa novidade, acrescenta a coordenadora. A proposta é emprestar materiais que facilitem e ajudem o estudante em seu dia a dia. "Buscou-se a aquisição de materiais, por meio de negociações de multa entre a biblioteca e usuários em débito. Foram comprados calculadoras científicas, guarda-chuvas, chromebooks, entre outros objetos, para empréstimo aos acadêmicos", finaliza. 

Como as férias estão logo aí, fica como dica aproveitar o tempo livre para colocar as leituras em dia. Apesar de poder acessar muitos exemplares de forma online, levarei comigo na viagem de férias um livro da biblioteca da Uno. Só espero que ninguém faça reserva. 

 

*Estagiário sob supervisão de Gabriel Kreutz

COMPARTILHE
TAGS
Unochapeco
Biblioteca da unochapeco
Biblioteca

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image