Acadêmica da Uno participou do Curso de Verão no Instituto Butantan

Imersão acadêmica ocorre em parceria entre Unochapecó e Instituto Butantã

No último mês, a estudante de Biomedicina na Unochapecó, Poliana Schmitz, teve a oportunidade de participar do Curso de Verão oferecido pelo renomado Instituto Butantan, em São Paulo. O curso, com foco nos Princípios de Vacinologia, proporcionou uma imersão no universo da pesquisa e desenvolvimento de vacinas.

Durante uma semana, Poliana teve acesso aos laboratórios de desenvolvimento de vacinas do Butantã, onde pôde testemunhar de diversas técnicas utilizadas pelos profissionais, das quais destacam-se o ELISA e a SDS-PAGE. O ELISA é uma ferramenta laboratorial para detecção de antígenos ou anticorpos em amostras. Já SDS-PAGE, é uma forma de eletroforese para separação de proteínas com base no tamanho molecular.

Para Poliana Schmitz, tal experiência representou muito mais do que aprender técnicas laboratoriais. "Foi uma oportunidade única de explorar o mundo da pesquisa científica", compartilha ela. "Eu ainda não havia tido contato direto com o desenvolvimento de vacinas, e isso foi extremamente enriquecedor para minha formação acadêmica", destaca.

Além de aprender sobre complexidades técnicas envolvidas na produção de vacinas, o curso também proporcionou à acadêmica, visão abrangente de questões éticas e regulatórias que permeiam essa área. "O curso me mostrou que tudo é possível dentro da ciência", afirma ela. "E também me fez refletir sobre a importância das questões éticas e regulatórias no desenvolvimento responsável da pesquisa."

A Unochapecó apoia e incentiva seus acadêmicos a vivenciarem essas experiências enriquecedoras. Poliana Schmitz retorna à instituição de ensino com bagagem acadêmica ampliada e motivação renovada para contribuir em avanços na área da biomedicina e saúde pública.

Biomedicina na Unochapecó

O curso de Biomedicina da Unochapecó foi criado para suprir as demandas em todos os níveis de atenção em saúde. O objetivo é formar um profissional biomédico generalista, com domínio de conhecimentos teóricos e práticos, com ética, visão crítica e interdisciplinar dos problemas de saúde que afligem a sociedade.

Mercado de Trabalho

Biomedicina é uma profissão em constante processo de atualização e compreende, atualmente, mais de 30 áreas de atuação. Os biomédicos são profissionais dinâmicos e com ampla formação em ciências básicas e clínicas, por isso podem desenvolver suas atividades em hospitais, clínicas, laboratórios, indústrias, empresas privadas e públicas, no Sistema Único de Saúde, na atenção básica, média e alta complexidade, perícia criminal, além da área educacional, como pesquisadores e docentes.

Biomedicina
Aprendizado