Acolhe Uno promove conscientização sobre violência e conflitos de gênero

Saúde

Vivemos em um mundo de transformações e ideias surgindo constantemente. É impossível fazer com que nossos pensamentos dêem uma pausa, principalmente na fase universitária. Organizar o cotidiano entre trabalhar, estudar, trabalhos, provas e TCC é exaustivo; e tudo pode ter maior tensão ao não nos sentirmos seguros ao seguirmos nosso caminho. Cabe ressaltar que somos a melhor versão que conseguimos ser, mas não é possível carregar algumas dores sozinhos, e a Unochapecó está aqui por você.

Os três pilares do Acolhe Uno - o cuidado, a educação e a prevenção - expressam acolhimento e apoio às pessoas envolvidas em situações de violência e conflito de gênero, o aprimoramento de mecanismos de protocolos investigativos em situações de violências e segurança do ambiente universitário. “Garantir esta segurança significa promover uma transformação: de uma cultura de violência para uma cultura de paz, essa transformação precisa permear todas as relações, em todos os lugares", conta a professora Jucimar Frigo, coordenadora do projeto.

Construído por uma equipe interdisciplinar, formada por técnicos da Diretoria de Gestão de Recursos (DGR), Núcleo de Apoio Psicológico e Pedagógico Institucional (NAPI), Clínica Integrada, Diretoria de Extensão, Diretoria de Marketing e Estratégia de Marca (DMM) e Escritório Sócio-Jurídico, junto de professores de variados cursos, o projeto possibilita o diálogo entre os mais diversos setores da comunidade acadêmica.

A divulgação oficial aconteceu durante a roda de conversa '16 anos da Lei Maria da Penha' e já realizou ações em prol da sensibilização institucional a respeito dos temas abordados. Uma delas aconteceu na última terça-feira (27), onde foi realizada uma reunião com Centros Acadêmicos, representantes de turma e Diretório Central dos Estudantes para a apresentação do Acolhe para o conhecimento estudantil.

"Em sequência, elaboramos um mailing que será encaminhado via Sistema Integrado de Mensagem (SMI) para professores, estudantes e funcionários da Instituição, para que todos tenham ciência do projeto, com vistas à construção de um ambiente universitário que respeite a diversidade e que garanta os direitos e deveres da coletividade. Periodicamente, organizaremos um novo mailing com informações em relação a esta temática, no intuito de reverberar ações integradas de cuidado, diálogo, educação e prevenção às situações de violência de gênero nos cenários de ensino, pesquisa e extensão”, finaliza a professora.

Como posso contatar o projeto?

A equipe realizará acolhimento das informações e análise das situações e fará uma devolutiva para esse sujeito que sofreu uma situação de violência por meio de canais internos. O primeiro deles é pelo endereço de email acolheuno@unochapeco.edu.br. Neste, o denunciante receberá uma mensagem automática e, em um prazo mínimo, acontecerá a leitura da denúncia e uma devolutiva. É importante ressaltar que apenas duas psicólogas são responsáveis por gerir este canal, na certeza do anonimato e sigilo das informações relatadas.

Outra forma de contato com o Acolhe é via WhatsApp, pelo número (49) 98417-8118. Neste meio, os estudantes, professores e funcionários poderão  conversar diretamente com as psicólogas, responsáveis pela análise e averiguação dos fatos e tomada de providências adequadas.

A última forma de denúncia é por um QRCode disponibilizado nos murais de todas as salas de aula, em cartaz onde constará os objetivos do Acolhe Uno, bem como os contatos de atendimento internos para que a comunidade universitária possa acessar de forma mais rápida.

Ressalta-se o canal interno oferecido pela Unochapecó para situações de urgências, o Atendimento SOS Uno, situado na Clínica Integrada, no telefone 20498445. Além destes, também se sublinham os canais externos: Central de Atendimento à Mulher (Disque 180), Denúncia (Disque 181), Polícia Militar (Disque 190) e o Corpo de Bombeiros (Disque 193).

E lembre: você não está sozinho! Estamos aqui para te ajudar.

Setembro amarelo
Saúde mental