Unochapecó participa de evento estadual que reúne instituições, lideranças, estudantes, pesquisadores e agricultores

Geral

O VI Seminário Estadual de Agroecologia iniciou nesta quinta-feira, 23 de maio, em Pinhalzinho. O evento é organizado de forma conjunta entre a Unochapecó e outras instituições do estado, e está sendo realizado no Parque de Exposições da Feira Agropecuária Comercial e Industrial de Pinhalzinho (Efacip), até está sexta-feira. O seminário reúne estudantes, docentes, técnicos, agricultores e simpatizantes para uma troca de experiências e conhecimento técnico na produção de alimentos agroecológicos.

Estiveram presentes na abertura do evento integrantes do Viveiro Florestal, Grupo de Teatro Expressão Universitária (Gteu), Grupo de Trabalho em Agroecologia (GTA), curso de Agronomia, professores e técnicos da Unochapecó. Foram expostos trabalhos desenvolvidos pela universidade que buscam levar o conhecimento dos agricultores e profissionais para a universidade.

Segundo Cláudio Junior Weschenfelder, integrante da comissão organizadora, o Brasil lidera o ranking mundial de consumo de agrotóxicos por cinco anos consecutivos, mesmo não sendo o maior produtor de alimentos. “São consumidos de cinco a seis quilos de agrotóxicos por pessoa no ano”, destaca. O seminário conta com palestras, mesas redondas, oficinas e visitas técnicas. Também ocorre a feira de saberes e sabores agroecológicos, onde, segundo Cláudio, “várias dinâmicas e experiências tanto de produção como de  pesquisas estão sendo apresentados. É uma forma de divulgação do que está sendo feito de forma prática”.

foto

A professora do curso de Agronomia da Unochapecó, membro da comissão organizadora do evento, Ana Paula Neves, ressalta que a inserção das instituições de ensino na organização tenta fazer um intercâmbio das informações científicas e acadêmicas com o conhecimento dos agricultores. Ana Paula explica a participação do curso no evento: “Na Unochapecó nós temos o GTA, que vem trabalhando o tema e trazendo para dentro da instituição através de pesquisa, ensino e extensão. É uma forma de inserir os acadêmicos nesse  meio, para que eles não fiquem só dentro da universidade e participarem dessas práticas, de trocas de conhecimento com os agricultores”.

Para a estudante do primeiro período de Agronomia da Unochapecó Patricia Nogueira, o seminário “é um espaço para os  agricultores, onde eles podem mostrar a sua cultura”.  Segundo ela, o evento é um passo importante para o desenvolvimento de produtos agroecológicos. “O que antes parecia ser impossível de se ter quanto produtos agroecológicos, agora se mostra possível.” Já o agricultor Jacinto Rosentalski, participa pela primeira vez da feira e comenta que “o evento é importante porque pode-se conhecer muitas coisas, como as sementes crioulas.”