Alegrias e emoções marcaram as formaturas institucionais da Uno

Texto Ionara Virmes*

Dizem que a época em que estamos na Universidade é a melhor de nossas vidas. Durante a graduação houveram preocupações com os trabalhos requisitados, encaramos as mudanças no clima no campus e aprendemos a sempre levar um casaquinho pra universidade, partilhamos de boas risadas e cafés no Jardim das Artes e aprendemos o melhor da teoria e da prática. Todo profissional formado na Unochapecó deixa sua marca dos mais variados modos, e, por tal motivo, a última página desse capítulo da sua história merecia ser marcante.

Os acadêmicos da escola de Gestão e Negócios colaram grau na terça-feira (15)

Durante a última semana, a Uno realizou as formaturas institucionais das Escolas do Conhecimento e reuniu mais de 1.800 pessoas, entre formandos, professores, familiares e convidados. Representando a Instituição em três das cinco cerimônias, a pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, Andréia de Almeida Leite Marocco, foi quem conduziu a colação de grau dos novos profissionais.

"A formatura é um dos mais importantes momentos da vida do estudante, e a cerimônia institucional é um meio de oficializar esta etapa com muito carinho e organização. Espera-se, desta forma, registrar na mente e nos corações este dia tão especial para nossos egressos".

Vanessa Aguillar Gonçalves colou grau em Design, com ênfase em Jogos Digitais,  na última terça-feira (15) e já deu início a sua próxima fase: a docência acadêmica. "Quando comecei o curso, a intenção era entrar para a indústria de games que sempre foi um sonho pra mim, mesmo que muito distante. Mas, esse sonho se realizou antes mesmo de ter concluído a graduação. E nesse combo ainda surgiu a oportunidade de entrar para a equipe docente da Uno. Eu só tenho a agradecer aos professores maravilhosos que me guiaram e me apoiaram nessa jornada", relata.

A designer conta, ainda, que sentirá muita falta das trocas de experiências, seja com colegas, amigos e/ou professores, principalmente durante os intervalos no Jardim das Artes. Relembra, também, da grande felicidade ao produzir um jogo digital do zero, colocando um pouco de sua personalidade em cada detalhe. E são momentos como estes que pretende passar para os estudantes de suas matérias.

"Meu objetivo como docente é orientar e ajudar a abrir caminhos para que mais estudantes possam realizar seus sonhos profissionais e garantirem sucesso e qualidade em seus trabalhos. A curiosidade, interesse em aprender, compartilhar experiências e criar uma rede de apoio são primordiais para quem busca um sonho", finaliza.

Dar adeus para essa fase pode ser emotivo, nostálgico e, de certo modo, reconfortante. Parabenizamos todos os profissionais formados e desejamos muito sucesso em todos os caminhos que desejarem seguir. E lembre, a Unochapecó sempre estará de portas abertas para recebê-lo!

*Estagiária sob supervisão de Christiane Lise

Saudades