Alesc homenageia Uno pelo apoio ao Programa Junior Achievement

Inovação

A Unochapecó foi uma das homenageadas pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), na última segunda-feira (13/06) em Florianópolis, pela contribuição e apoio ao Programa Junior Achievement. A sessão especial foi proposta pelo deputado Nilso Berlanda (PL).

O ato marcou os 25 anos de existência da entidade de caráter educativo, que é uma das primeiras organizações a disseminar programas de empreendedorismo para crianças e jovens na América Latina. A Junior Achievement tem como missão ensinar e inspirar jovens a empreender, estimulando seu desenvolvimento pessoal e proporcionando uma visão realista de como funciona a economia, facilitando, assim, seu acesso ao mercado de trabalho.

A Unochapecó é uma das mantenedoras da entidade há cinco anos. Desta forma, a Junior disponibiliza as capacitações e os programas e o curso de Administração replica-os com os jovens através de professores e estudantes voluntários. A homenagem foi recebida pelo diretor executivo do Pollen Parque, professor Rodrigo Barichello, que é um dos membros do Conselho Consultivo da Junior Achievement SC.

"Para a Instituição é uma honra fazer parte deste programa que proporciona aos estudantes experiências sobre empreendedorismo desde cedo. Essa é uma forma de inserir o curso de Administração e a Universidade como um todo, na comunidade, levando a missão da Unochapecó, que é o desenvolvimento regional”, comenta Barichello.

No ano passado, foram atendidos 25.320 jovens em 259 cidades do Estado, com participação de 421 voluntários. Chapecó foi o município mais atendido, com 2.279 jovens atendidos. Mantida e administrada por empresas privadas que apoiam com recursos financeiros e cedem voluntários que podem repassar suas experiências, em Santa Catarina a Junior Achievement já envolveu 17 mil voluntários nos programas em aproximadamente 300 escolas/entidades de 80 cidades – trabalho que já beneficiou 660 mil jovens, desde sua fundação no Estado em 1997.

Os Programas

Ao todo quatro programas da Junior Achievement são desenvolvidos na Unochapecó. No projeto 'Meu Dinheiro, Meu Negócio', os estudantes do ensino médio terão uma noção básica sobre finanças, investimentos e planejamento financeiro. As atividades proporcionam uma outra visão sobre dinheiro para os participantes. Já no 'Habilidades Para o Sucesso', durante as aulas, são abordadas as características do mercado de trabalho, mostrando a realidade e preparando os jovens.

Para vivenciar como é ser um administrador, no projeto 'Miniempresa' os participantes criam a própria empresa. Eles desenvolvem todo o processo, desde a criação, até a elaboração e a venda de um produto. Este projeto estimula os jovens a desenvolverem na prática o lado empreendedor de cada um. E o projeto 'Innovation Camp', que já é uma tradição na Uno e, reúne nove cursos da Área de Ciências Exatas e Ambientais, para desenvolver projetos que visem transformar o lixo em negócio.

Junior
Inovaçao