Webmail
Menu Busca

Aliado das empresas em tempos de crise

Profissão

Texto Jessica De Marco*

 

Os ensinamentos adquiridos durante sua formação no curso de Marketing da Unochapecó têm sido fundamentais nessa crise para a empresária Márcia Salete Rodighero Carminatti. “Consegui criar novos caminhos para o meu negócio”, afirma a egressa, ao refletir sobre as dificuldades instauradas pela atual pandemia. Quem trabalha nesta área encontra uma série de diferenciais no mercado, e hoje (08/05), data em que se comemora o Dia do Profissional de Marketing, é um bom momento para falar sobre o assunto. 

“Com certeza sua mente privilegiada é capaz de construir informações importantes e profundas que através das redes sociais podem atingir significativamente todos aqueles que estão necessitando de algum tipo de auxílio, seja profissional ou pessoal. Quem trabalha com marketing tem o dom de saber elaborar, criar, comunicar e distribuir as coisas maravilhosas que faz”, comenta a coordenadora do curso de Marketing da Unochapecó, professora Ana Paula Granella.

O profissional formado em marketing é capaz de utilizar os diversos recursos e tecnologias para o desenvolvimento de projetos de lançamentos de marcas, produtos, precificação, distribuição e comunicação aos públicos diversos. Também está apto a coordenar equipes, planejar, executar e avaliar pesquisas e estratégias de mercado, assim como pensar aspectos econômico-financeiros relacionados à sua área. Existe, também, a compreensão do marketing como área fundamental da gestão, possuindo habilidades para implementar ações estratégicas que tragam os resultados esperados pelas empresas. 

Márcia, por exemplo, é empresária do ramo de calçados, confecções e acessórios infantis, na cidade gaúcha de Erechim. Desde que iniciou o curso na Unochapecó, passou a colocar em prática os conceitos adquiridos, e vê resultados inclusive agora durante a quarentena. “Comecei eu mesma a cuidar das redes sociais da minha loja, pois a empresa da gente precisa ter a nossa cara”, comenta. Coisas simples, como fotos e vídeos, são duas opções que ela gosta de explorar. “O cliente, hoje, já percebe a diferença nesse tipo de postagem”. 

Na Unochapecó, o curso é ofertado na modalidade a distância (EaD). A finalidade é qualificar os profissionais que já atuam na área, assim como formar novos, que sejam habilitados para atuação no mercado de trabalho. “O curso tem duração de dois anos. As aulas são semanais, todas a distância, de forma online (ao vivo) com professores e tutores mestres. A cada fim de módulo os estudantes se reúnem para realizar a prova presencial e apresentar o trabalho final de Aprendizagem Baseada em Problema, que é uma disciplina onde o aluno será estimulado a produzir projetos acadêmicos que lhe propiciem o desenvolvimento de um conjunto de competências no campo de sua futura atuação profissional, por meio de uma aproximação entre a realidade prática e a teoria aprendida nas disciplinas”, comenta a professora Ana. 

O ensino a distância é uma ótima oportunidade para quem deseja estudar de casa, sem precisar se deslocar até à Universidade. Como foi o caso de Márcia, que viu no EaD da Unochapecó a oportunidade de conquistar o tão sonhado diploma do ensino superior, mesmo após 40 anos fora das “salas de aula”. Aos 56 anos, ela se considera muito realizada.

“Me sinto muito feliz e motivada todos dias por ter a oportunidade de poder aprender sempre coisas novas. Para mim, o curso me fez ver o meu negócio com outros olhos”, finaliza.

 

*Jornalista - Assessoria de Imprensa Unochapecó

COMPARTILHE
TAGS
Unochapeco
Profissional de marketing
Marketing
Ensino a distancia
Ead

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Pós-Graduação UNOCHAPECÓ
Chame no Whatsapp