Clínica Escola de Medicina da Uno inicia atividades em fevereiro

Texto Willian Alves*

A Clínica Escola de Medicina da Unochapecó começa a funcionar em fevereiro de 2017. O espaço, inaugurado em setembro através da Área de Ciências da Saúde (ACS), em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste de Santa Catarina (CIS/Amosc), foi criado para integrar os serviços de saúde da Universidade.

Localizado no bloco G3 da Unochapecó, em frente à Clínica Escola de Odontologia, a Clínica de Medicina atenderá pacientes encaminhados pelo CIS/Amosc. Os custos dos atendimentos médicos serão subsidiados pelo Consórcio, por meio de convênio com os municípios da região. Já para os funcionários da Universidade, as consultas poderão ser agendados por telefone.

As consultas serão realizadas de forma individual e os usuários atendidos por dois estudantes sob responsabilidade dos médicos integrantes do corpo clínico. O espaço conta com 11 consultórios, uma sala de verificação de sinais vitais, uma sala de simulação, uma sala de aula e uma sala de estudos. A expectativa é atender mais de 700 pacientes por mês nas áreas de pediatria, ginecologia e algumas subespecialidades.

A Clínica surgiu de uma necessidade do curso de Medicina, que precisava de um local destinado às aulas práticas dentro da Universidade. Até então, os trabalhos eram realizados nos hospitais e nas unidades de saúde da região. A ideia, agora, é que os estudantes desenvolvam um trabalho especializado na própria instituição e, ao mesmo tempo, estabeleçam um contato mais próximo com a comunidade.

Clínica Integrada

As atividades Clínica Escola de Medicina junto com as Clínicas de Fisioterapia e de Odontologia, que já realizam atendimentos à comunidade, formam a Clínica Integrada da Unochapecó, que liga todos os espaços de atendimento relacionados à área da saúde. Os usuários atendidos serão direcionados à clínica específica, de acordo com a necessidade. O objetivo é fornecer um serviço ambulatorial qualificado para a comunidade. Futuramente, os cursos de Nutrição e Enfermagem também devem integrar o espaço.

*Estagiário, sob orientação de Greici Audibert

Comunidade