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'Ancestral: do Artesanal ao Digital' é tema do desfile de 2022

Cultura

texto: Isadora Figueiró Zanluchi *

fotos: Fabrício E. Gonçalves (desfile) e Erica Alff de Oliveira (bastidores) **

Expectativa, trabalho e emoção. Esses foram ingredientes que não faltaram para os estudantes e professores do curso de Moda da Unochapecó nesta quinta-feira, 1o de dezembro. A data foi o momento da retomada presencial do maior evento do curso: o Unochapecó Fashion Day. A 13ª Edição apresentou aos presentes, mais de 250 pessoas, um belo espetáculo de moda com 36 looks na passarela: sensíveis, poéticos e reflexivos, que certamente emocionaram e surpreenderam pela qualidade criativa. 

Em 2021 o desfile foi transmitido pelo Youtube em formato de filme. Neste ano, o evento realizado no Salão Nobre da Unochapecó, foi desenvolvido através das disciplinas Projeto de Moda IV, Laboratório de Confecção e Produção de Moda, sendo esta última ministrada pelos professores Rafael Felipe da Silva e Fernanda Schnorr Grando.

O Uno Fashion Day 2022 iniciou com um bate papo com o líder de conteúdo da Start by WGSN, Gabriel Sanches. Ele mostrou um pouco da magia do universo que inspira a alma criativa dos apaixonados por criação e inovação em moda: Macro e Micro tendências Verão 23/24. Após a palestra iniciou o desfile das coleções produzidas pelas estudantes. Foram apresentadas nove Coleções Cápsulas direcionadas pelos temas Ancestral: do Artesanal ao Digital. 

A professora e coordenadora do curso de Moda, Rachel Quadros, destaca que o público mergulhou numa narrativa sensível e apaixonante e pode prestigiar o propósito de uma coleção de moda de forma poética imersiva, através da coordenação criativa entre os elementos de cor, forma, textura e silhueta de cada coleção das estudantes. 

Na passarela muita criatividade, talento e uma reflexão sobre o valor à vida e aos pequenos detalhes que fazem ela ser rara e preciosa. "E assim, foi perceptível a importância de potencializar o papel da moda como vetor de valorização: social e cultural. Foi nesta reflexão como um alicerce para edificar o valor de nossos antepassados que poetizou-se ao final do desfile a árvore da vida", frisa Rachel. 

De acordo com a professora Rachel, os 13 anos do Uno Fashion Day foram de muitos aprendizados com a trajetória histórica do evento. "Foi resultado de aprendizados e crescimentos. Muitos sonhos já passaram pelas passarelas deste evento e deixaram sua marca na memória do público presente e demais envolvidos", relata. A professora salienta ainda, que a 13ª Edição do Uno Fashion Day ampliou horizontes de atuação e proporcionou experiências que marcaram a história do curso de Moda da Unochapecó e também o cenário de eventos de moda na região.

Produção

O processo de produção, tanto das coleções individuais, desde as primeiras pesquisas, a confecção das peças até a estruturação do evento - como o planejamento, identidade visual, elementos cênicos, casting e trilhas sonoras - são  construídos partindo do direcionamento criativo dos professores e da perspectiva das alunas. 

O trabalho acontece em conjunto com todas as disciplinas do último semestre do curso, e é neste momento que o Uno Fashion Day começa a ganhar vida. As estudantes colocam em prática todo o aprendizado que adquiriram desde o primeiro semestre da graduação. "Tudo se interliga e se faz necessário, o uso das mais diversas habilidades desenvolvidas durante o curso são utilizadas para a construção do nosso desfile", comenta o professor Rafael Felipe da Silva. 

A coordenadora do curso de Moda, professora Rachel Quadros, destaca que o tema das coleções deste ano busca refletir as relações entre o universo real e virtual que estamos vivendo. "O objetivo é valorizar o que é genuinamente importante para a vida, para entender e ressignificar o sentido da vida", afirma. Ainda de acordo com a professora, falar sobre ancestralidade é falar sobre as mãos que desenvolvem o trabalho e toda a memória material que foi construída pela sociedade. "É pensar no design centrado na vida e na valorização da nossa ancestralidade", frisa.

Ancestral: do Artesanal ao Digital

O tema do desfile surgiu a partir de pesquisas de comportamento de consumo e tendências através de plataformas renomadas da moda, como a WGSN, que reproduz cada vez mais a expansão e a junção dos mundos físico e digital, através da percepção de mudanças significativas nas formas de apresentação de desfiles, vendas e avatares que surgem para inovar o mercado da moda. 

Dentro do subtema Ancestral, as alunas Julia Moraes, Isadora Costa e Mikaela Santos transmitiram a ancestralidade de suas famílias. Cada detalhe de suas coleções remete aos seus antepassados, formando um conjunto de elementos que lembram uma divindade. Juntas trazem referências das culturas africana, indígena e europeia unidas, além de significados que as representam por meio de bordados na barra da saia longa com seus sobrenomes em um alfabeto de runas.

Já as estudantes Crys Albuquerque, Bruna Kalles e Ingrid Schmitz pensaram sua coleção dentro do subtema artesanal. Crys comenta que a inspiração foi em mulheres brasileiras que deixaram um legado e são lembradas até hoje por suas lutas, batalhas e conquistas como Maria Quitéria, Dandara dos Palmares, Carolina Maria de Jesus e Ruth de Souza. Sobre a temática escolhida, a estudante comenta que é um tema forte e com um significado muito grande. "Acredito que o objetivo é tocar o coração das pessoas com cada produção feita com muito carinho e cuidado, trazendo o lado artesanal para nossas peças", frisa.

No digital, a equipe teve como base representar a robotização em massa que acontece dia após dia nos tempos modernos dentro das indústrias. Foi através da criação conceitual de moda que buscaram trazer questionamentos sobre até que ponto o metaverso é seguro. A estudante Isadora Kovaleski conta que durante o período de pesquisas puderam compreender para quem essa realidade vai chegar e que o metaverso gera cerca de 284 mil toneladas de dióxido de carbono para treinar a inteligência artificial. Desta forma, o grupo trabalha o tema através de questionamentos políticos, sociais e ambientais. 

Parcerias

Neste ano, o Uno Fashion Day teve parcerias que aproximaram a Universidade e os alunos ao setor industrial da moda local e regional. "Isso faz com que os acadêmicos vivenciem experiências reais do mercado de trabalho. A recepção que tivemos na empresa Erva Daninha, nosso patrocinador master, é um grande exemplo disso", explica a coordenadora de Moda, Rachel Quadros. 

Outra parceria foi realizada com a Start By WGSN. De acordo com a professora, essa foi uma ponte construída principalmente pela lacuna do acesso a estas informações, essenciais no processo criativo e produtivo de moda para gerar modelos de negócio na área do vestuário: com informação assertiva e inovativa. 

"O curso de moda da Unochapecó a partir desta 13ª edição do Uno Fashion Day sela essa aproximação trazendo Inovação através da plataforma oferecida pela Start by WGSN onde se encontram os métodos e informações de que se precisa para estruturar uma estratégia de negócios, produção de peças com alto potencial de vendas e comercialização de maneira eficiente para empresas de moda. A Start by WGSN simplifica os pilares de uma empresa e oferece conteúdos e ferramentas para que se possa focar no crescimento da sua marca de moda", finaliza. 

 

* ACIN Jornalismo

** acadêmicos do curso de Publicidade e Propaganda.

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