Argos celebra 30 anos com lançamento de selo comemorativo e nova obra

Em abril, a Argos Editora da Unochapecó comemora 30 anos de história. Em três décadas de atividade, foram 440 títulos publicados entre livros físicos e e-books, pagos e gratuitos, e anais de eventos, que levam o nome de mais de 700 autores. Para comemorar essa data especial, a Argos está lançando o selo comemorativo de 30 anos, que estampa a capa das obras apresentadas em 2022. A ocasião também será marcada pelo lançamento do livro ‘Revoluções Literárias: manifestos das principais vanguardas modernistas’, do professor Roberto Acízelo de Souza.

Conforme explica a coordenadora da Editora, professora Rosane Meneghetti, o momento é de repensar os trinta anos da Argos, que, segundo ela, foram feitos a muitas mãos.

"É um momento simbólico, significativo e importante para a Editora, que leva o nome da Unochapecó para fora da instituição. Nesses trinta anos, estamos celebrando, e também refletindo sobre toda essa trajetória, e nos motivando para buscar muito mais. As linhas do selo dos 30 anos, que foi desenvolvido pela Agência de Comunicação Integrada de Publicidade e Propaganda, representa o livro aberto, mas também lembra dos e-books, pensando no âmago do nosso olhar contemporâneo. A proposta do selo dos 30 anos, que foi desenvolvido pela Agência de Comunicação Integrada de Publicidade e Propaganda, representa o livro aberto e também remete ao formato e-Book, que é uma perspectiva crescente de acesso facilitado à leitura e ao conhecimento”, explica.

O evento de lançamento do selo e da nova obra será realizado nesta quarta-feira (27), às 19h, de maneira virtual. A live, transmitida pelo Canal da Unochapecó no YouTube, contará com a presença de representantes da Editora Argos, da Unochapecó e também do autor do livro lançado.

Lançamento

O selo de 30 anos irá estampar as obras publicadas em 2022

O escritor e professor Roberto Acízelo de Souza, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, publica suas obras junto à Argos desde 2011, quando lançou o livro ‘Uma ideia moderna de literatura’. Entre as diversas obras que marcam essa parceria, estão ‘Do mito das musas à razão das letras’, de 2014, que foi distinguido com três prêmios – da Câmara Brasileira do Livro, o Jabuti; da Academia Brasileira de Letras; da Associação Brasileira de Editoras Universitárias –, e a obra ‘E a literatura hoje?’, de 2018, também com um prêmio da Academia Brasileira de Letras.

O livro que será lançado pelo professor na ocasião, ‘Revoluções literárias: manifestos das principais vanguardas modernistas’, vem ao encontro do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, manifesto artístico e cultural que marcou o início do movimento modernista no Brasil. “Achei oportuno reunir em um volume os manifestos artísticos europeus que tanto repercussão tiveram no nosso movimento modernista, como, entre outras, as proclamações incendiárias do futurismo e do surrealismo. As traduções são novas e posso garantir que bem cuidadosas, e os textos se acham guarnecidos de notas explicativas, bem como de um pequeno estudo introdutório geral e de notícias biográficas sobre os autores”, explica Acízelo.

Marcos Históricos

O professor Roberto Acízelo de Souza publica suas obras junto à Argos desde 2011

Desde 1992, a Argos trilha uma jornada de disseminação de conhecimento e histórias memoráveis, destacando-se como a editora que possui o maior número de publicações sobre a região Oeste catarinense. Durante esses 30 anos, a editora foi homenageada na Academia Catarinense de Letras, como Editora Destaque de 2000, recebeu oito prêmios e duas menções altamente recomendáveis, sendo eles:

- Menção Altamente Recomendável na Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLJ) no livro 'A cartomante', de Machado de Assis - organização de Ana Luiza Andrade, ilustração por Éder José Mineto (2000);

- Menção Altamente recomendável na Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLJ) no livro 'A noiva do diabo', de Celso Sisto - ilustração de Celso Cisto (2000);

- Finalista na categoria de 'Comunicação- Câmara Brasileira do Livro', no Prêmio Jabuti, com o livro 'Jornalismo cultural e crítica: a literatura brasileira no suplemento mais!', de Marcelo Lima; Co-edição com a Editora UFPR (2014);

- Prêmio 'ABL de Ensaio crítica e história literária' na Academia Brasileira de Letras, com o livro 'Do mito das Musas à razão das letras: textos seminais para os estudos literários (século VIII a.C. - século XVIII)', de Roberto Acízelo de Souza (2015);

- 1º lugar na categoria 'Humanidades' do Prêmio ABEU (Associação Brasileira das Editoras Universitárias), com o livro 'Do mito das Musas à razão das letras: textos seminais para os estudos literários (século VIII a.C. - século XVIII)', de Roberto Acízelo de Souza (2015);

- 1º lugar na categoria 'Teoria/Crítica Literária, Dicionários e Gramática - Câmara Brasileira do Livro' no 57º Jabuti, com o livro 'Do mito das Musas à razão das letras: textos seminais para os estudos literários (século VIII a.C. - século XVIII)', de Roberto Acízelo de Souza (2015);

- Finalista na categoria 'Ensaio' no Prêmio Rio de Literatura, no livro 'Variações sobre o mesmo tema: ensaios de crítica, história e teoria literária', de Roberto Acízelo de Souza (2016).

- Prêmio Academia Brasileira de Letras, com a obra “E a Literatura, hoje?” (2019)

Selo
Obra