Atividade realiza prática de comunicação em saúde

Texto Alana de Bairros*

Potencializar a formação dos estudantes do curso de Medicina da Unochapecó, abordando a comunicação em saúde. Com esse objetivo surgiu o 'Uno Saúde'. A iniciativa é realizada com os alunos do 3º e 4º período de Medicina, desde a fundação do curso na Universidade, em 2006. A atividade consiste na preparação dos futuros médicos para utilizarem linguagem adequada no atendimento de pacientes que não necessariamente entendem os termos técnicos da área médica.

Neste semestre, os alunos da disciplina 'Ser Estudante de Medicina - Tornar-se Médico IV' foram divididos em cinco grupos para escolherem um tema que já estudaram durante a graduação. Depois da seleção e pesquisa sobre a temática, realizaram a apresentação pública. Os assuntos abordados foram vacinação, febre amarela, câncer de próstata, câncer de mama e hipertensão arterial sistêmica. Os estudantes apresentaram dados referentes aos temas, além dos sintomas, tratamento e prevenção.

A professora da disciplina, Juceli Morelo Lovatto, precursora da iniciativa, reforça a importância de trabalhar a relação entre médico e paciente. “A dinâmica passou por alterações ao longo dos anos, mas segue com o objetivo de aprimorar a maneira de informar a população sobre saúde, com linguagem coloquial”, relata.

O mediador da atividade tem sido sempre um estudante do curso de Jornalismo. Neste semestre, a atividade foi mediada pelo acadêmico do 8º período Renan Cesar Ribas. O estudante tem produzido pesquisas voltadas a essa área e entende que as abordagens referentes à saúde precisam ser aperfeiçoadas nos meios de comunicação. “A maioria dos jornalistas têm dificuldade em falar sobre essa área por falta de uma matéria que os prepare para isso, e acabam apenas replicando o que o médico diz, sem contrapor”, finaliza Renan.

*Estagiária da Acin Jornalismo, sob a supervisão de Eliane Taffarel
Saude