Minha Uno
Menu Busca

Atletas da base da Chape cultivam temperos em parceria com curso de Nutrição

Esporte

Na tarde desta quinta-feira (25/05), os atletas das Categorias de Base da Chapecoense participaram de mais uma etapa do projeto Horta Orgânica, que acontece em parceria com o curso de Nutrição da Unochapecó. Na ocasião, os jovens realizaram o cultivo de temperos naturais, como salsinha, cebolinha, coentro, sálvia e orégano.

Uma das idealizadoras do projeto foi a acadêmica do 9º período de Nutrição, Gabriela Ferreira Lucas, que iniciou o desenvolvimento da ideia enquanto realizava estágio no clube. “As colaboradoras do refeitório da Chapecoense utilizam temperos naturais todos os dias no café da manhã, almoço e jantar. Diante disso pensei: porque não produzir o próprio tempero? Conversei com a nutricionista e com a assistente social e elas apoiaram e abraçaram a ideia, então começamos a idealizar o passo a passo para pôr em prática”, contou Gabriela.

Márcia de Souza é formada em Nutrição pela Unochapecó desde 2015

Conforme Márcia Aparecida Souza, egressa da Unochapecó e nutricionista do clube, a ideia do projeto é que ele seja sustentável e que os atletas deem todo o suporte na parte do plantio até o cultivo dos alimentos. “A gente quer que os nossos atletas consumam alimentos saudáveis, livres de venenos e agrotóxicos. Queremos ensinar também a parte da autonomia, em saber como que ocorre o plantio e o processo de se ter uma horta orgânica em sua casa, porque a gente não tem em mente formar apenas atletas, e sim cidadãos”.

Fazer com que os garotos tivessem conhecimento da origem e importância das plantas, chás e temperos era um desejo antigo, de acordo com a assistente social alviverde, Francielli Silva. “Sempre tive vontade de trabalhar isso com eles, para que além da parte social, também pudéssemos repassar esse plantio para uso do nosso refeitório. A ideia se multiplicou e os meninos ficaram bem curiosos. Agora vamos colocar a mão na massa”, explicou.

Um dos atletas que realizou a plantação dos temperos, o garoto Marcus Vinícius de Araújo, da categoria sub-17, aprovou a iniciativa do projeto. “Gostei bastante. A Chapecoense se preocupa em formar atletas fora de campo também, e isso é muito bacana. Espero que tenha cada vez mais atividades parecidas”, declarou.

A partir de agora, a ideia é ampliar cada vez mais as ações da atividade com o cultivo de chás, saladas, verduras e legumes. Com o estágio de Gabriela no clube finalizado, os acadêmicos Lucas Federissi Ramos e Danieli Salvador, ambos também do 9º período, acompanharão o projeto de perto a partir de agora. Para Gabriela, o sentimento é de dever cumprido. “Tive muito apoio e incentivo. Saber que o Horta Orgânica terá continuidade é algo incrível para mim”, salientou. 

 

* texto: João Heeman, estagiário de Jornalismo sob supervisão da jornalista Leticia Sechini.

COMPARTILHE
TAGS
Parceria
Nutrição
Horta orgânica
Chapecoense
Categorias de base
Base da chape

LEIA TAMBÉM

Whatsapp Image