Calouros de Ciências Biológicas conhecem a Floresta Nacional de Chapecó

Os acadêmicos do 1º período de Ciências Biológicas da Unochapecó começaram o curso com o pé direito. No início de abril, eles participaram de uma saída a campo na Floresta Nacional de Chapecó (Flona), para conhecer as áreas de atuação do profissional biólogo e descobrir as linhas de pesquisa de alguns dos professores do curso.

Na primeira parte da atividade, durante a manhã, os estudantes acompanharam uma fala da gestora da Unidade de Conservação, Fabiana Bertoncini, e aprenderam mais sobre a história do local, os objetivos da iniciativa e sua importância para a região. A gestora destacou ainda que unidades como a Flona constituem uma importante área de atuação para os profissionais.

Os estudantes participaram de uma aula de campo conjunta

Em seguida, acompanhados das professoras Sandra Mara Sabedot Bordin e Ana Cristina Confortin, juntamente com acadêmicos do 5º período, os estudantes participaram de uma aula de campo conjunta para desenvolver habilidades estudadas em sala. Na ocasião, os professores Renan Rezende e Ronei Baldissera dividiram os acadêmicos em grupos e fizeram a descrição de um cenário real no qual houve alterações ambientais. A partir disso, cada grupo definiu o problema ambiental associado com as alterações observadas, um objetivo de pesquisa e uma hipótese de resposta. Feito isso, foram realizadas coletas de invertebrados para averiguar a resposta da biodiversidade às alterações ambientais observadas.

Já no período da tarde, os estudantes conheceram o projeto de extensão Viveiro Educativo e desenvolveram uma oficina relacionada aos mitos da biodiversidade do Sul do Brasil. Eles também tiveram a oportunidade de observar na prática como funcionam os projetos de pesquisa sobre a Diversidade de Borboletas da Flona.

Viveiro educativo
Floresta nacional