Campus da Unochapecó recebe instalações do CIS/AMOSC

Saúde

No mês de setembro, a Unochapecó deu mais um passo no atendimento às demandas da comunidade. Por meio de uma parceria, desde o último dia 19, passa a funcionar no campus a nova sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste de Santa Catarina (CIS-AMOSC), que agrega 52 municípios do Oeste.

As instalações contam com espaço para a parte administrativa e com almoxarifado de medicamentos, centralizando no Consórcio a compra e o recebimento para que sejam encaminhados aos municípios. Outra etapa importante da parceria é a oferta de consultas médicas para os pacientes dos municípios consorciados, em parceria com a Clínica-Escola do curso de Medicina.

Com a parceria assinada, CIS-AMOSC está
operando na Unochapecó desde o fim de setembro

Para a Diretora de Educação e Extensão, Cleunice Zanella, essa parceria reafirma o cumprimento da missão da Universidade em solucionar as necessidades comunitárias. “A Universidade disponibiliza toda a sua estrutura para a melhoria dos serviços ofertados pelo Consórcio, além da oportunidade de qualificar melhor os nossos médicos, já que irá envolver diretamente os acadêmicos de Medicina. Então, aproximamos os estudantes da realidade da comunidade e oportuniza aos médicos credenciados todo o apoio e suporte dos médicos em formação na Unochapecó”, explica.

O espírito de cooperação entre as duas entidades e o compromisso com o desenvolvimento regional são pauta do convênio, de acordo com a pró-reitora de Pesquisa, Extensão, Inovação e Pós-Graduação da Unochapecó, professora Andrea Leite Marocco.

“Esse convênio representa um grande avanço para o melhor atendimento das demandas da área de saúde, de modo que os serviços poderão ter amplas melhorias, tornando-se cada vez mais efetivos. Importante, também, pelo caráter de aproximação do poder público com a academia, permitindo a ampliação das oportunidades para o Ensino, para a Extensão, e para o desenvolvimento de pesquisas. Estamos muito felizes e acreditamos que essa parceria será um sucesso e marcará o início de muitas outras”, afirma.

Convênio

O CIS-AMOSC expressa um anseio das administrações públicas na busca por soluções aos problemas enfrentados no dia a dia das Secretarias Municipais de Saúde nos encaminhamentos ambulatoriais de média complexidade, pensando nas especialidades não disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde em nossa região.

Por meio do Consórcio, os municípios visam assegurar ações e serviços mediante a utilização dos recursos materiais, financeiros e humanos disponíveis. A perfeita sintonia destes recursos gerou e gera resultados positivos, tornando o CIS, atualmente, uma alternativa indispensável incorporada aos serviços de cada município integrante. Trata-se de um importante instrumento de articulação entre os municípios e a iniciativa privada, permitindo vencer desafios aproveitando parcerias valiosas na resolutividade dos problemas comuns à área da saúde.

* com informações do CIS-AMOSC.

Região oeste
Clínica-escola de medicina