Campus da Unochapecó recebe simulação de resgate da Semana Nacional do Trânsito

Geral

Na última sexta-feira (22/09), uma parceria entre diversas entidades de segurança e educação promoveu um simulado de resgate veicular de grande relevância para a comunidade local. A atividade integra a programação da Semana Nacional do Trânsito, que ocorreu entre os dias 18 e 25, com o objetivo de conscientizar motoristas e pedestres e promover as boas práticas nas ruas. O evento foi promovido em parceria entre Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Científica, Saer/Fron, Guarda Municipal de Chapecó, Agentes de Trânsito, Suporte e Associação de Benefícios, e recebeu também o apoio da Unochapecó.

A Universidade, reconhecida por seu compromisso com a formação integral de seus estudantes, ofereceu espaços no campus para atividades com crianças que estudam nas escolas do município e também para a simulação de resgate. “A Universidade tem como objetivo preparar seus alunos para as mais diversas demandas do mundo contemporâneo, e a participação ativa em iniciativas como essa reforça esse compromisso”, conforme destacou a Pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-graduação, professora Andrea de Almeida Leite Marocco.

Além de dar suporte ao preparo dos profissionais das forças de segurança, o evento contou com a integração multidisciplinar da graduação. Participaram ativamente os acadêmicos de Enfermagem e de Medicina, que conheceram de perto a resposta às situações de emergência, e das turmas de Jornalismo e de Cinema e Mídias Digitais, que tiveram a experiência da apuração estilo hard news. Os estudantes do Colégio Uno também engajaram na atividade.

O simulado de resgate veicular não apenas ilustrou a importância da colaboração entre as forças de segurança, mas também destacou a relevância de conscientizar a sociedade sobre as práticas corretas e incorretas no trânsito e em situações de emergência. Eventos como este, de acordo com o Diretor de Segurança Pública de Chapecó, Clóvis Ari Leuze, têm o poder de lançar luz sobre essas questões, permitindo que a comunidade se envolva de maneira ativa na correção de problemas relacionados à segurança viária e ao resgate em situações de acidentes.

“A importância que se tem de fazer um evento desse é demonstrar o quanto custa para a sociedade uma falta de atenção, um minuto de bobeira, causam acidentes de trânsito. É para demonstrar a todos da importância que tem a união da sociedade por um trânsito mais seguro”, comentou Leuze.

Simulado de resgate veicular
Semana nacional do trânsito