Minha Uno
Menu Busca

Centro de Atendimento à Comunidade está de portas abertas

Comunidade

O programa de extensão Centro de Atendimento à Comunidade (CAC), que envolve o Escritório Sociojurídico e o Serviço de Mediação Familiar, está de portas abertas para atender aos chapecoenses. O serviço abrange a Comarca de Chapecó e auxilia a comunidade de baixa renda com casos de direito civil, penal, e previdenciário, além da mediação familiar em casos judiciais e extrajudiciais. 

O atendimento acontece de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 20h,  no terceiro andar do Bloco G da Unochapecó. Os atendimentos são realizados pelos acadêmicos do curso de Direito, que podem realizar o estágio obrigatório (a partir do sétimo semestre) ou de forma voluntária, sempre com a supervisão e a orientação dos professores. As vagas são distribuídas conforme a disponibilidade e os agendamentos ocorrem toda segunda-feira a partir das 8h, através do telefone/WhatsApp (49) 3323 4773. 

Serviços oferecidos

O Escritório Sociojurídico se organiza em torno de proporcionar aos estudantes do Curso de Direito a prática do estágio curricular supervisionado e ações voluntárias, e assim ofertar à comunidade atendimentos sociojurídicos. Contribuindo no processo de formação profissional do estudante e na resolução de conflitos sociais.

Desenvolvido desde 2004, o Serviço de Mediação Familiar atua por meio da mediação extrajudicial e judicial, auxiliando na resolução dos conflitos familiares e sociais, como um mecanismo eficaz de acesso à justiça. Se divide em campo de estágio para acadêmicos do curso de Direito e espaço de atendimento da comunidade regional. 

Para o coordenador administrativo do CAC, Marcos Nunes, esse acesso que a Universidade dá para comunidade é de extrema importância, pois são questões que impactam a vida das pessoas, e para os alunos, esse contato é fundamental para essa vivência prática. “O nosso público é composto por pessoas que não tem condições de pagar, então o nosso atendimento é de extrema relevância, a gente auxilia as pessoas a resolver problemas que caminham com elas, durante anos da sua vida, então ele é muito significativo para mudar a vida de muitas pessoas”, destaca Nunes. 

Em 2022, o Escritório Sociojurídico contou com 13 docentes atuantes, 415 estudantes de graduação, 1544 pessoas atendidas, somando um total de 3853 atendimentos, além de 180 audiências. Já no Serviço de Mediação, foram 43 estudantes de graduação envolvidos, 498 pessoas atendidas e um total de 221 atendimentos realizados. 

 

* texto: Angélica Albuquerque, estagiária de Jornalismo sob supervisão da jornalista Leticia Sechini

COMPARTILHE
TAGS
extensão
Direito
Deec
Centro de atendimento a comunidade
Cac

LEIA TAMBÉM

Whatsapp Image