CEOM e PPGCA participam de congresso internacional de arqueologia

Ciência

Compartilhar conhecimento, divulgar a produção científica e levar o nome da Unochapecó ainda mais longe: nessas tarefas, o Centro de Memória do Oeste (CEOM) é mestre. No mês de junho, a equipe do CEOM e do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais marcou presença na quarta edição do Congresso Internacional de Arqueologia da Bacia do Prata. O evento, realizado entre os dias 5 a 9 de junho na capital paraguaia, Assunção, é um dos mais importantes da América do Sul e reuniu pesquisadores de quatro países. Além de integrantes da comunidade acadêmica da Unochapecó, a delegação brasileira também incluiu estudantes e professores da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Um dos representantes da Unochapecó a viajar para o evento, o mestrando Maicon Telles Scyzgel, levou ao congresso o trabalho “Análise Físico-química de Estruturas Monticulares de Sítios Jês do Planalto Catarinense”, assinado também pelos pesquisadores Mirian Carbonera, Daniel Loponte e Noelia Bortolotto. “Como professor pesquisador, nunca imaginei poder viajar para fora do país para apresentar um trabalho em um evento internacional tão importante na minha área de pesquisa. Participar do evento com certeza foi um divisor de águas em minha carreira acadêmica”, disse.

Maicon agradeceu ainda aos docentes e demais colegas de pesquisa pelo incentivo recebido. Para ele, os desafios da prática científica só puderam ser vencidos com o trabalho em equipe. “Não é possível falar do CAP sem agradecer ao apoio tão importante das escolas que eu trabalho e também da minha orientadora, dra. Mirian Carbonera e da Pró-reitora de Pesquisa da Unochapecó, dra. Andreia Marocco, que não mediram esforços para viabilizar a nossa participação. Estou muito feliz e mais orgulhoso ainda de fazer parte da nossa universidade comunitária”, encerrou.

Programa de pós graduação em ciências ambientais
Congresso internacional
Ceom