Ceom recebe exposição digital de jornais a partir do século XIX

Cultura

Preservar as publicações que fazem parte da história do nosso Estado é a proposta da 'Hemeroteca Digital Catarinense'. A exposição está aberta ao público até o dia 26 de outubro, na biblioteca do Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (Ceom/Unochapecó). A mostra é organizada pela Biblioteca Pública de Santa Catarina em parceria com o Instituto de Documentação e Investigação em Ciências Humanas da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

A iniciativa, para o pesquisador, Gustavo Henrique Siqueira, tem como objetivo divulgar o acervo da Hemeroteca Digital Catarinense, que salvaguarda publicações periódicas, em especial jornais editados e publicados em Santa Catarina, a partir do século XIX. "Promovendo, assim, o acesso a fontes documentais selecionadas, organizadas e estruturadas em formato digital".

A exposição foi projetada no ano de 2016 e circulou pelas cidades de Florianópolis e Jaraguá do Sul. Ela foi elaborada pelos bibliotecários Alzemi Machado, da Biblioteca Pública do Estado, e Iraci Borszcz, da Udesc, e contém 17 painéis expositivos de jornais impressos. A Hemeroteca Digital também pode ser acessada pela internet.

*Com informações do Ceom
Publicacao