Ceom tem programação diversificada para a 12ª Primavera dos Museus

Cultura

Os museus não só guardam histórias como também tornam-se parte delas. Por isso, o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) busca promover, divulgar e valorizar esses espaços, aumentar o público visitante e intensificar a relação com a sociedade, por meio da '12ª Primavera dos Museus'. O evento acontece durante o início da estação e o Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (Ceom/Unochapecó) participa novamente com uma programação especial, entre os dias 17 e 21 de setembro.

Este ano o tema é 'Celebrando a Educação em Museus'. De acordo com a técnica em Educação Patrimonial, Aline Bertoncello, a temática remete muito sobre as ações realizadas pelo Ceom, que entre todas as suas atribuições tem como proposta educacional democratizar o acesso às informações científicas produzidas. "Essas ações educativas contribuem para o fortalecimento da função social do Centro".

Programação

Entre os dias 17 e 21 de setembro haverá o 'Cineminha no Ceom', das 9h às 16h. Já no dia 18, a partir das 19h30, tem a pré-estreia do audiovisual 'As Pistas que revelam o Passado: Vamos falar de Arqueologia', com a apresentação musical da banda Asa de Grilo, que participou da trilha sonora do vídeo. A produção faz parte do projeto 'Vestígios de um passado presente: pesquisa e valorização do patrimônio arqueológico', premiado pelo edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura no ano de 2017.

No dia 20, será realizado das 08h30 às 17h30, o 'Encontro de Educadores de Museus', para discutir a Educação nos Museus. O evento é organizado pela Setorial de Patrimônio Cultural de Chapecó, formada por pessoas físicas e representantes do Ceom, Centro de Memória Alfa/MaxiCrédito, Centro de Memória Aury Luiz Bodanese/Aurora, Universidade Federal da Fronteira Sul e Associação Nacional de História – Seção Santa Catarina. A atividade é aberta ao público interessado, para participar é preciso efetuar a inscrição no site.

*Com informações do Ceom

Primavera dos museus